Como ampliar o repertório cultural e aplicar na prática

 em BLOG UNIFACEAR

Em diversas avaliações nas quais é exigida uma redação, alguns fatores em comum são levados em conta. Demonstrar domínio da escrita, habilidade para desenvolver o tema, interpretação de informações, defesa de argumentação e elaboração de proposta são alguns tópicos bem comuns.

Por isso, ao realizar um texto, é importante estar preparado em diversos sentidos. E ter repertório sociocultural é crucial. Abaixo, confira algumas dicas de como aperfeiçoar esse repertório e estar bem preparado para situações de redação ou até mesmo de debates na sociedade em situações de trabalho.

redaçãoLer com frequência

Neste tópico, é importante frisar que o assunto não se trata apenas de literatura. O repertório pode vir de uma mistura na assimilação de conhecimentos, como com conteúdo jornalístico (reportagens, matérias), livros e até mesmo entretenimento. É uma forma de estar mais preparado quanto a contextos diversos, ficando bem informado e também aprendendo uma infinidade de termos.

Consumir filmes e documentários

O audiovisual costuma ser tratado majoritariamente como forma de entreter. Entretanto, através dessas mídias surgem inúmeras reflexões político-sociais — sendo responsáveis por registrar períodos e acontecimentos históricos extremamente relevantes para a compreensão de uma época, sociedade, ideologia, entre outras coisas. Há, por exemplo, muitos filmes biográficos de figuras que impactaram nações e documentários sobre temas variados que podem ser usados inclusive para estudar para provas. É uma maneira ótima de aliar o lazer com o conhecimento.

Escutar podcasts

Os podcasts estão ocupando mais espaço na indústria audiovisual, especialmente após o surgimento de plataformas gratuitas (ou híbridas) de streaming. O formato faz com que os usuários consumam conteúdos quando e onde quiserem. Pensando em adquirir conhecimento, esses programas são boas opções, pois abrangem temas diversos e podem ser usados para obter repertório e também estudar.

Conferir a veracidade de informações

Quando pensamos em uma pessoa bem informada, não deve ser considerado o acúmulo de informações, mas sim sobre a qualidade com que as utilizamos e o modo como as conectamos com dados, teorias e saberes. Nesse sentido, conferir a veracidade daquilo que consumimos é imprescindível para o bom desenvolvimento dos argumentos e para o repertório em todos os sentidos.

Conhecer realidades diferentes

Frequentar ciclos sociais/culturais diferentes, ainda que virtualmente, buscando contato com indivíduos que possuem vidas e realidades distintas das nossas, é uma forma valorosa de presenciar conceitos na prática, ganhando uma boa base de conhecimento e também tendo a oportunidade de ser um agente transformador.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Engenheiro