Blog: Curitiba está entre as cidades que mais empregam pessoas diplomadas

em BLOG UNIFACEAR

O mercado de trabalho com carteira assinada no país criou aproximadamente 1,3 milhão de vagas no primeiro semestre e mais de 10% (161,7 mil) foram destinadas a pessoas que têm pelo menos o ensino superior. Apesar dos números apresentados, o cenário em todo o Brasil é de queda no número de vagas para diplomados nos últimos quatro meses. Entretanto, cada lugar tem seu panorama específico. Entre as cidades que mais geraram empregos nessa modalidade, temos o município de Curitiba, na sexta colocação, sendo a única representante do sul do Brasil no levantamento mais recente divulgado pela Revista Valor, referente a junho. O “top 10” tem Rio de Janeiro (1º), São Paulo (2º), Fortaleza (3º), Belo Horizonte (4º), São Luís (5º), Cuiabá (7º), Manaus (8º), Goiânia (9º) e Teresina (10º).

CuritibaNa capital do Paraná, os “puxadores” de emprego para curso superior foram: professores de educação infantil (185), assistentes administrativos (167) e enfermeiros (66). O saldo nos primeiros seis meses deste ano foi de 2.968 vagas.

Curitiba

Gráfico: Revista Valor

Ter um curso superior faz toda a diferença

Segundo estudo recente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), 69% dos estudantes formados há um ano estão empregados. A pesquisa, que ouviu quase duas mil pessoas, registrou que 48,82% delas estavam em ocupações formais, 10,86% trabalhavam como autônomas ou profissionais liberais, 2,77% como empresárias e 2,82% estavam na informalidade.

A pesquisa da Abmes que aponta para a alta taxa de sucesso para recém formados no mercado também mostrou que a empregabilidade entre alunos de cursos remotos foi a mesma em comparação com estudantes de cursos presenciais. A facilidade de adaptação aumentou no período pandêmico e, hoje, as modalidades presenciais/híbridas/semipresenciais/ead entram em uma discussão parecida.

A pesquisa abordou aproximadamente duas mil pessoas. Elas colaram grau entre julho de 2020 e junho de 2021 e faziam parte de dez instituições privadas de ensino superior de todas as regiões do país.

Unifacear

A Unifacear já formou mais de 9 mil alunos que ficaram satisfeitos com a estrutura e o ensino ofertados pela instituição. Além disso, em recente pesquisa realizada com nossos ex-alunos, 92% informaram que estão trabalhando atualmente. Acima da média registrada pela Abmes!