Biomedicina: Tudo sobre o curso e a carreira

 em BLOG UNIFACEAR

Biomedicina: Tudo sobre o curso e a carreira

 

A biomedicina é uma área muito promissora onde os profissionais capacitados contribuem para as bases de técnicas e processos de saúde.

A partir de conhecimentos aprofundados sobre o funcionamento de células e tecidos, os biomédicos realizam pesquisas, testes e análises que dão estrutura, por exemplo, ao combate de doenças.

Existente no Brasil há mais de 50 anos, a biomedicina é uma das áreas que mais têm atraído atenção nos últimos tempos. Além de ser importante, reconhecido e respeitado internacionalmente, o profissional da biomedicina pode atuar em mais de 30 áreas, sendo uma das profissões mais versáteis.

Desta maneira, o profissional biomédico é indispensável pra saúde como um todo, já que participa de processos de base que fazem com que outras profissões do segmento — como a Medicina e a Farmácia, por exemplo — possam crescer e alcançar os seus objetivos.

Conta com uma versátil possibilidade de atuação e possui cursos de graduação no modo semipresencial e EAD. Enfim, entenda como são esses cursos, a área de atuação desse profissional e suas possibilidades.

O que é Biomedicina?

 

Primeiramente, Biomedicina é uma profissão que foca no estudo de microrganismos e do comportamento de células e tecidos para criar substâncias e procedimentos que tratam e previnem patologias. Portanto, biomédicos costumam ter, na rotina de trabalho, práticas de laboratório, como exames e análises clínicas.

Entretanto, o grande propósito da biomedicina é ajudar a encontrar soluções através de tratamentos e produção de medicamentos ou vacinas para doenças que podem afetar os seres humanos.

Um biomédico pode desempenhar diversas atividades que vão desde manipular substâncias para o desenvolvimento de certos produtos, analisar o metabolismo de animais e vegetais, desenvolver medicamentos e vacinas, até estudar os efeitos de determinados medicamentos, interpretar exames clínicos e facilitar os processos de fertilização e reprodução humana.

Entre suas principais funções no ambiente de trabalho, podemos citar:

  • Realização de exames clínicos e laudos diagnósticos;
  • Execução de exames de bio-imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.
  • Pesquisas para desenvolvimento de medicamentos e vacinas;
  • Pesquisa sobre genética, envolvendo mecanismos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes;
  • Realização de análises físico-químicas e microbiológicas para diversos fins, como saneamento e segurança alimentar.

O biomédico trabalha sempre em equipe, junto aos médicos, enfermeiros, biólogos, e farmacêuticos. Sua atuação é ampla, podendo trabalhar em laboratórios, órgãos públicos de saúde e hospitais.

 

Como é a faculdade de Biomedicina?

 

A maior parte do currículo do curso de Biomedicina é voltada às Ciências Biológicas, o que inclui aulas de bioquímica, fisiologia, e microbiologia. Mas há também disciplinas de outras áreas, como estatística, comunicação, administração laboratorial e metodologia científica.

A duração média da graduação em Biomedicina é de quatro anos, com estágio e monografia obrigatórios.

Aqui na Unifacear, nosso curso de biomedicina tem duração de 4 anos e meio e é oferecido nas modalidades presencial, semi-presencial e EAD.

Grade Curricular de Biomedicina

 

Algumas das principais matérias que compões a grade curricular do curso de biomedicina são:

  • Humanidades
  • Anatomia Humana
  • Bioquímica
  • Biologia Geral
  • Saúde Coletiva e Epidemiologia
  • Fisiologia Humana
  • Psicologia Humana
  • Bioestatística
  • Genética Humana

Para ver a grade curricular completa do curso oferecido pela Unifacear, clique aqui

 

biomedicina-tudo-sobre-o-curso-e-a-carreira

O que faz o profissional de Biomedicina?

 

O profissional de Biomedicina analisa amostras de materiais biológicos e ambientais, coletando e preparando amostras e materiais.

Ele seleciona equipamentos e insumos para análises e emissão de dados. Desenvolve pesquisas técnico-científicas, atua em bancos de sangue e de células-tronco, participa da produção de vacinas, entre outras atividades. Também pode prestar assessoria e consultoria técnico-científica.

Quais as áreas de atuação de Biomedicina?

 

De acordo com o site oficial do Conselho federal de Biomedicina, a área da saúde é um campo que sempre está em expansão no mercado de trabalho, pois o índice de vida do ser humano está em crescimento e, com isso, aumenta a preocupação com o bem-estar físico e emocional das pessoas. 

Desse modo, o profissional que se formar em Biomedicina terá sempre uma boa oportunidade de emprego. 

No entanto, é necessário que o biomédico se mantenha atualizado e domine uma língua estrangeira. Confira abaixo algumas das possibilidades nessa carreira.

Setor público

Muitos profissionais formados em Biomedicina almejam trabalhar no setor público porque podem adquirir maior estabilidade financeira. Mas, para conseguir um cargo nesse setor, é necessário ser aprovado em um concurso público. Abaixo estão listados alguns locais públicos onde o biomédico pode exercer suas funções:

  • Hospitais;
  • Universidades;
  • Laboratórios de pesquisa;
  • Secretarias de saúde;
  • Vigilância sanitária;
  • Centros de saúde e de epidemiologia.

Setor privado

No setor privado existem muitas oportunidades de emprego para o biomédico que desejar seguir essa opção. Veja a seguir:

  • Hospitais;
  • Laboratórios de pesquisa;
  • Universidades;
  • Indústrias biológicas;
  • Laboratório de análises clínicas;
  • Clínicas de imagenologia;
  • Clínicas de reprodução humana;
  • Indústria de alimentos e bioderivados.

Exterior

O biomédico pode optar por trabalhar no exterior, mas para isso é necessário dominar uma língua estrangeira, de preferência a língua inglesa. Veja a seguir algumas opções para o biomédico no exterior:

  • Laboratório de pesquisa molecular;
  • Laboratório de manipulação;
  • Hospitais.

 

Qual o salário de um biomédico?

 

Esta é outra pergunta em que a resposta depende de algumas variáveis.

Porém, as mais relevantes são o tamanho da empresa em que o profissional atua e seu nível de experiência, ou seja, se ocupa a função como iniciante, júnior, pleno, sênior ou master.

Dados do site VAGAS hoje quem trabalha como Biomédico ganha em média um salário de R$ 2.713,00. E antes de se tornar Biomédico, 4% foi Técnico de Laboratório e depois 4% se tornou Analista de Laboratório.

 

biomedicina-tudo-sobre-o-curso-e-a-carreira

 

Como está o mercado de trabalho para a área de biomedicina?

 

Atualmente, as principais oportunidades no mercado de trabalho da Biomedicina encontram-se em laboratórios, clínicas e hospitais. Já a maioria dos profissionais do ramo trabalham em laboratórios realizando análises clínicas e diagnóstico por imagem.

Outras áreas que oferecem demanda profissional são: análise forense em função de perito criminal e biomédicos especializados em biologia molecular, genética e microbiologia. Ambos os campos possuem maior concentração de oportunidades nas capitais e grandes cidades.

Outros biomédicos ainda optam por seguir carreira acadêmica, sendo comum a universidade incentivar o aluno a ser pesquisador.

 

Conheça o curso de Biomedicina da Unifacear

 

A Faculdade de Biomedicina da Unifacear prepara o profissional para exercer suas atividades nas diferentes habilitações possíveis, em especial as áreas de bromatologia, análises clínicas, reprodução humana, imagenologia e toxicologia, além da biomedicina forense.

A Unifacear possui laboratórios didáticos nas áreas de química, microbiologia, anatomia, bioquímica, análise ambiental, bromatologia, entre outras.

As aulas são elaboradas com base em metodologias ativas de ensino buscando a interação do acadêmico com cenários reais, incentivando o espírito crítico e o diálogo com os professores, que possuem experiência acadêmica e prática.

Além das aulas expositivas e baseadas em metodologias ativas, os alunos efetuam diversas visitas técnicas, estágios e participam de grupos de pesquisa.

O espaço conta com estrutura e equipamentos necessários para a realização de atividades práticas alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho e exigência dos conselhos de classe.

Todas as atividades no laboratório são realizadas sob a supervisão de professores e técnicos monitores, além das normas de biossegurança serem rigorosamente seguidas durante as aulas.

Para conhecer melhor nosso laboratório Química e Bioquímica clique aqui.

A Faculdade de Biomedicina na Unifacear é oferecida em todas as modalidades.
Clique na sua preferência para saber mais:
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

trabalhar-e-estudar-ao-mesmo-tempo-e-possivelfaculdade-de-engenharia-eletrica-saiba-tudo-sobre-o-curso-e-a-carreira