arquiteturaeurbanismo

Portaria do MEC

O Curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo é do tipo bacharelado e na UNIFACEAR tem duração de 5 anos, sendo ofertado no período noturno.

O Arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Já o urbanista planeja e organiza o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.

O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas. O primeiro semestre é bastante teórico, mas, já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. 

Campus

Este curso é ofertado nos Campi Araucária e  Kennedy.

Esse curso é credenciado pela UNIFACEAR – Centro Universitário, no campus Araucária e pela FACEAR – Faculdade Educacional Araucária nos demais campi.

Mercado de Trabalho

O profissional graduado no curso de Arquitetura está apto a projetar e coordenar construções e reformas de espaços internos e externos. Ele determina quais serão os materiais utilizados na obra e faz a sua planta, sempre levando em consideração a disposição dos objetos, qual será a funcionalidade do imóvel e a sua iluminação.

O arquiteto, na maioria das vezes, trabalha em conjunto com o engenheiro civil, acompanhando a construção, gerenciando a mão de obra e os custos da obra. Além disso, projeta e desenha espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vidas das pessoas que nele residem. É um profissional de fundamental importância para o crescimento, racionalização e humanização das cidades.

O mercado de trabalho para o profissional formado em Arquitetura encontra-se em expansão no país, em especial no setor de construção civil. Além disso o setor público também tem aumentado a procura por arquitetos. As regiões que mais oferecem vagas para esse profissional são a Sudeste e a Sul.

SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL DO ARQUITETO

Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos

Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos

Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

O que o Bacharel neste curso pode fazer

Arquitetura de interiores

Organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis.

Arquitetura industrial

Planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas de segurança.

Arquitetura Verde

Desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local.

Comunicação Visual

Criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.

Paisagismo e ambiente

Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças.

Edificação e construção

Projetar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

Luminotécnica

Fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços. Realizar a iluminação de eventos.

Restauro de edifícios

Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Urbanismo

Planejar uma região, cidade ou bairro, criando o plano diretor e o zoneamento.

Coordenação

Lauri Lenz

[email protected]

Grade Curricular

Regime Acadêmico: Semestral

Duração do Curso: 10 semestres

Turno das Aulas: Noite – Segunda a Sexta-Feira

Horário das Aulas: 19h às 22h10

Dúvidas?