Apresentação de pré banca de TCC 1 do curso de Engenharia Mecânica foi realizada pela primeira vez de forma on-line

Adaptando-se a nova realidade, pela primeira vez a coordenações e os professores do curso de Engenharia Mecânica realizaram uma pré banca de TCC de forma on-line. A apresentação foi realizada entre os dias 11 e 15 de maio e foi apresentado o artigo: “Por Trás das Câmeras”.

Confira o artigo abaixo:

Nesse momento conturbado em que todos estão se adaptando à frequentarem espaços virtuais, em aulas online, mais do que nunca devemos manter nossos alunos estimulados pois cada vez mais temos que disputar atenção com outros fatores que muitas vezes não são percebidos ou compreendidos, por que cada estudante tem seu jeito de aprender e cada professor com seu jeito de educar.

Quando os professores utilizam vários tipos de materiais e recursos, há mais chance de todos os alunos serem alcançados, e consequentemente dão mais atenção ao conteúdo, e também quando demonstram se importar com o estudante, este se sente contemplado e conseguimos assim captar como ajudá-los. Nesse processo a sensibilidade vinda do professor é essencial, o que implica em observar melhor quem está por trás da câmera, comportamentos e sinais que eram mais fáceis de detectar em aulas presenciais.

Neste cenário o Curso de Engenharia Mecânica gostaria de agradecer a participação de todos os professores que se empenham na formação de seus alunos, e não medem esforços para oferecerem o melhor, em especial também ao trabalho da equipe que participou da primeira pré banca de TCC I online, nesse curso.

Pois temos consciência de que os alunos(as) passam por muitos obstáculos durante o aprendizado, e naturalmente sentem-se inseguros e ansiosos em apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso, o que pode ser minimizado com orientações e adequações ao longo do processo, mas para que tenham sucesso é preciso que estejam interessados e engajados.

Exemplo disso gostaríamos de homenagear o aluno Jhonatan Rogério da Silva que encontra-se a trabalho no Pará,  “no campo de batalha contra o COVID 19”, em risco, longe de casa e da família e mesmo com dificuldade para se concentrar e se comunicar, participou com seus colegas nesse desafio para alcançar seu sonho de formação acadêmica. Depois em desabafo relata:

“Eu faço muita intervenção dentro do hospital, como por exemplo manter o fornecimento de toda rede de oxigênio enquanto trocamos o sistema de alimentação dos gases. Para isso temos que acessar as enfermarias, UTI´s, centros cirúrgicos e alas de isolamento para conectar nossos cilindros e poder manter o fornecimento de oxigênio para quem está lutando para sobreviver.”

O que podemos dizer frente a tamanho profissionalismo e dedicação, é que nós precisamos continuar acreditando em nosso trabalho como educadores, com fé, coragem e determinação, juntos venceremos obstáculos que antes não imaginávamos e que hoje estão presentes no nosso dia a dia, e na vida de muitos outros alunos.