Blog Unifacear: os benefícios do hábito de leitura para universitários

 em BLOG UNIFACEAR

blog-unifacear-beneficios-habito-leitura-universitarios

 

Blog Unifacear: os benefícios do hábito de leitura para universitários

 

Olá! Você sabe quais são os benefícios do hábito de leitura para universitários?

Seja bem-vindo ao Blog da Unifacear!

É uma grande satisfação poder iniciar essa jornada com você.

Este será o espaço onde nós vamos, juntos, discutir sobre muitas das nossas ideias, descobrir tudo sobre carreiras e profissões, falar sobre empreendedorismo, dicas de estudos, atualidades e muito mais.

Mas, caso você esteja se perguntando será mesmo que um blog é necessário? Pois, com tanto conteúdo existente na internet, será que não vou ficar “atolado” de informações e me perder nos estudos?

E nós vamos te dizer que, NÃO! E não estamos dizendo que vamos sempre apresentar um conteúdo ultra novo.

O que queremos trazer para você é um conteúdo original, que fale a sua linguagem e que te ajude a tomar as decisões certas para sua carreira e para a sua vida, ou seja, nosso blog vai ser o seu companheiro.

Então, é por isso que já vamos iniciar nosso blog com um conteúdo bastante interessante e que tem tudo a ver com o que estamos falando até agora.

Afinal, para acompanhar nosso blog, você vai precisar ler.

E ler é muito bom e traz muitos benefícios!

Então, vamos ao que interessa!

Se ajeita aí na sua cadeira e vamos juntos descobrir os benefícios do hábito da leitura.

Acompanhe…

 

Os benefícios do hábito de leitura para universitários

 

Não é de hoje que sabemos que ler é um hábito muito importante para quem deseja desenvolver uma carreira, principalmente se for na área intelectual. Além disso, este hábito pode te ajudar a desenvolver um repertório e ser uma pessoa mais interessante.

Infelizmente o Brasil está no topo do ranking mundial de países com o maior número de analfabetos e isso implica muito no hábito (ou na falta dele) cultural de leitura.

Em geral, as pessoas não gostam muito de ler, em contrapartida, estão sempre lendo, seja uma embalagem, seja um outdoor, seja uma publicação nas redes sociais… a leitura é algo que está muito presente no nosso dia a dia.

Isso não parece o bastante para tirarmos bom proveito da leitura. Quando estamos falando dos benefícios que a leitura pode nos trazer, estamos falando da leitura de um livro e para conseguir alcançar essa meta, caso você ainda não tenha o hábito de ler, é preciso um pouco de perseverança.

 

beneficios-habito-leitura-universitarios

 

E se você está pensando em ingressar em uma faculdade, ou acabou de ingressar, tem que correr para desenvolver esse hábito o mais rápido possível, pois em um ambiente acadêmico, o que você mais fazer é ler.

Então, vamos agora listar quais os benefícios que o hábito da leitura pode trazer para os universitários. Acompanhe.

 

1. Você vai escrever melhor, falar melhor e ter um vocabulário mais amplo

 

Quando desenvolvemos o hábito de leitura, estamos em constante contato com as palavras e, muitas vezes, podem aparecer novas palavras que não conhecemos. Neste momento, o ideal é recorrer ao “pai-dos-burros”, o famoso dicionário, para descobrir e entender o significado e aplicação daquela palavra.

Dessa maneira aumentamos nosso vocabulário e desenvolvemos uma maior capacidade de escrita e também falamos melhor nas nossas conversas.

 

2. Você vai aprender e resolver problemas

 

Dependendo da leitura que você optar, pode ser que hajam histórias de ficção ou reais e, geralmente, essas histórias têm problemas a serem resolvidos. Como na leitura você acaba se envolvendo na trama, você vai se deparar com problemas semelhantes aos da vida real e que possuem soluções parecidas.

 

3. Você vai desenvolver o seu cérebro

 

O hábito de ler é muito saudável para o cérebro. Ajuda na capacidade de concentração, no foco seletivo e na imaginação. Além do mais, otimiza a memória ajudando a prevenir o Alzheimer.

 

4. Você vai ser uma pessoa melhor

 

Ao ter contato com as histórias, você vai se deparar com personagens e seus dilemas. Com isso, vai conseguir imaginar-se no lugar daquele personagem, desenvolvendo, assim, a sua empatia. Isso irá refletir na sua vida no dia a dia, além disso, a leitura proporciona a capacidade de enxergar uma situação por diferentes perspectivas.

 

5. Você vai ser uma pessoa mais interessante

 

Um bom leitor geralmente tem um bom repertório e bastante conteúdo. Isso é bom nas suas relações, pois, assim você sempre terá assunto em uma conversa e se tornará uma pessoa muito agradável.

Além disso, quem tem esse hábito, torna-se uma pessoa menos estressada, pois, com a leitura, acabam fugindo um pouco da realidade e dos problemas.

 

6. Você vai desenvolver a sua criatividade

 

Como já falamos, a leitura é muito benéfica para o nosso cérebro e também afeta positivamente a criatividade, ou seja, quem não lê acaba sendo menos criativo se comparado às pessoas que tem esse hábito.

A leitura acaba como que se tornando um oxigênio para o cérebro, dando vida e mais dinamismo nos pensamentos, ajudando a desenvolver novas ideias, resolver problemas ou criar algo novo.

 

7. Você vai aumentar a sua autoestima

 

Quem lê acaba absorvendo mais conhecimento. Isso impacta na autoestima, pois, geralmente, a pessoa sente-se mais inteligente por estar tendo contato com conteúdos variados.

Em contrapartida, um bom leitor acaba se auto-analisando e vendo no quanto pode se tornar uma pessoa melhor, como já pontuamos. Neste contexto, o leitor torna-se um auto-crítico ao invés de um pedante.

Esses são alguns dos benefícios que o hábito da leitura pode proporcionar a você e, como já dissemos, na vida universitária a leitura acaba se tornando essencial para os seus estudos.

Agora que você já sabe todos os benefícios do hábito da leitura está na hora de começar a desenvolvê-lo, por isso, vamos deixar aqui algumas dicas de leituras que têm muito a acrescentar na sua vida e na sua formação acadêmica. Veja.

 

Dica de leitura: 8 livros de literatura para universitários

 

dica-leitura-universitarios

 

  • 1984, por George Orwell
  • Admirável mundo novo, por Aldous Leonard Huxley
  • O Senhor do Mundo, por Robert Hugh Benson
  • Breve História Sobre o Anticristo, por Vladimir Soloviev
  • Ensaio Sobre a Cegueira, por José Saramago
  • Crime e Castigo, por Fiódor Dostoiévski
  • O Cortiço, por Aluísio Azevedo
  • Laranja Mecânica, por Anthony Burgess

Não tem mais desculpas para você começar agora com o hábito da leitura!

 

E aí?

Gostou do conteúdo?

Então compartilha com todo mundo!

Para saber mais sobre a Unifacear, acesse o nosso portal.

Conheça também nosso canal no YouTube.

Nos vemos no próximo post!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

faculdade-de-direito