Alunos do Curso de Engenharia de Produção Visitam a Companhia Siderúrgica Nacional

 em UNIFACEAR

Os alunos do 5º e 6º períodos do curso de Engenharia de Produção da UNIFACEAR, Campus Araucária, realizaram no dia 15 de outubro de 2019, uma visita técnica à Companhia Siderúrgica Nacional, Unidade de Araucária. A visita foi viabilizada por Carlos Marchi Chanpam e Laércio Teodoro Simões Junior, alunos do curso de Engenharia de Produção e funcionários da CSN. A visita foi orientada pelos alunos citados e pelo Engenheiro João Augusto. Também destaca-se a participação do Coordenador do Curso, Prof. Alex Rocha, do Coordenador Adjunto, Prof. Fernando Bonato e pelo Prof. Alexandre Wagner Padilha, regente da disciplina de Eletrotécnica das referidas turmas.

A visita acompanhou diversos processos produtivos, tais como:

Decapagem:

Linha responsável em remover a oxidação da superfície da chapa por um processo de imersão em uma solução de ácido clorídrico. Deste equipamento podem sair bobinas que são direcionadas ao laminador de redução ou diretamente aos clientes.

Algumas aplicações deste produto: rodas, compressores….

Laminação a frio:

Equipamento responsável em reduzir a espessura da chapa, podendo esta redução chegar em até 80% da espessura original. A laminação consiste na deformação da chapa pela passagem entre os cilindros de trabalho que giram em sentidos opostos, onde a tensão e o atrito entre o material e o cilindro promovem a deformação e redução na espessura.

Este equipamento produz matéria prima para a galvanização.

Galvanização por imersão a quente:

A galvanização é um processo que consiste no recozimento da chapa afim de reaver todas as propriedades mecânicas que foram perdidas durante a laminação a frio e aplicar de uma camada protetora de zinco ou determinadas ligas em sua superfície pelo processo de imersão.

A linha que visitamos produz o Galvalume, bobinas revestidas com 55%  alumínio e 45% de zinco, onde é combinado a durabilidade do alumínio e a proteção galvânica do zinco, oferendo resistência a corrosão em atmosferas marinha, industrial e rural, obtendo uma melhor refletividade térmica e apresentando um desempenho superior ao revestimento de zinco convencionais. Em função conformabilidade, soldabilidade e pintabilidade favorecem a aplicação em diversas aplicações.

Temos diversas aplicações para os produtos deste equipamento, onde se destacam os mercados da construção civil e linha branca.

Linha de pintura:

Equipamento onde é produzido o aço pré-pintado através da tecnologia coil coating, garantindo uma melhor performance através do pré-tratamento do aço antes da pintura. Neste processo as bobinas são totalmente limpas e então recebem um selante, garantindo a perfeita aderência da tinta.

O aço pré-pintado oferece vantagens como a durabilidade, oferecendo um ótimo acabamento e aumentando a vida útil dos produtos, melhorando a estética e confiabilidade.

Centro de serviços:

Setor onde as bobinas são beneficiadas em chapas ou rolos, constituídos por linhas de cortes transversais e longitudinais. Os produtos são destinados principalmente ao setor de linha branca (eletrodomésticos).

Postagens Recentes

Deixe um Comentário