Alunos de Engenharia do Campus Kennedy participam de campeonato de Pontes de Macarrão

Os alunos do curso de Engenharia do Campus Kennedy participaram no início do mês de outubro de uma dinâmica em grupo com o intuito de construir uma ponte utilizando como material apenas o macarrão.

A atividade foi orientada pelo professor de Introdução à Engenharia, David Venâncio, como parte no desenvolvimento da disciplina. De acordo com o coordenador do curso de engenharia, Alex Rocha, o objetivo principal dessa dinâmica foi mostrar por meio da prática a necessidade e importância da avaliação em um projeto. Para o coordenador o planejamento, a segurança e economia, independente das áreas de atuação, sempre farão parte da vida profissional dos alunos.

Durante a atividade, foram produzidas duas pontes inteiramente de macarrão do tipo espaguete que, como premissa, deveriam suportar pelo menos 10kg. A limitação da ponte era que deveria possuir no máximo 3kg de peso próprio e não poderiam ser utilizados, arames, barbantes ou outros elementos, o material até para a ligação dos materiais também deveria ser o macarrão. O resultado final foi surpreendente, mesmo com todos os desafios, os acadêmicos conseguiram atender o objetivo do projeto.

Uma das pontes chegou a suportar 6,5kg com 800g de macarrão e a outra suportou 13,3kg com 1kg de macarrão, o coordenador Alex Rocha acredita que essa prática demonstrou a necessidade imprescindível da prática e da teoria caminhando juntos para a construção do conhecimento das engenharias.