Alunos de Engenharia Civil realizam visita técnica na Evehx

Os alunos da disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia Civil, do curso de Engenharia Civil do campus Araucária, realizaram uma visita técnica nas instalações da Evehx, em Araucária, sob orientação do professor José Carlos Gomes Filho, que ministra a disciplina.

Neste semestre a temática da disciplina é o Concreto Protendido, abordando tanto suas características executivas quanto de projeto. A Evehx é uma empresa que possui enorme know-how na área de protensão não aderente com monocordoalhas engraxadas, com atuação internacional, e a visita foi imprescindível para o entendimento da técnica da protensão na prática.

A visita foi guiada pelo Eng. João Vitor, que inicialmente realizou uma pequena palestra demonstrando não só o uso da cordoalha engraxada mas também algumas especificações técnicas e alguns produtos para a protensão que a Evehx desenvolve para o mercado, assim como algumas obras executadas pela empresa. Após a palestra a equipe de alunos, sob supervisão do prof. José Carlos, visitou as instalações da empresa, onde puderam analisar um protótipo de protensão pós tracionada com e sem aderência, assim como a confecção e armazenamento de alguns itens fabricados pela Evehx.

Os alunos puderam assim esclarecer questões executivas e de fornecimento da protensão, vivenciando na prática como é feito o estoque e distribuição de cordoalhas, a montagem e distribuição das armaduras ativas sobre uma laje protendida e exemplos de diversas estruturas com enorme ganho de vão livre devido a utilização da protensão.