Alunos de Arquitetura e Urbanismo realizam visita a histórica Lapa

A cidade da Lapa, repleta de história e relevância, recebeu, no domingo dia 14 de abril, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACEAR. Caminhando pelas calçadas de arenito rosa, os alunos puderam vivenciar o contato com as edificações dos séculos XVIII e  XIX, exemplares da arquitetura colonial brasileira que compõem o conjunto urbano tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

No passeio pelas ruas e praças foi possível observar as características peculiares de sua paisagem urbana. Conjuntamente às considerações sobre o traçado urbanístico e a sua contextualização histórica, foram visitados alguns dos seus edifícios mais significativos: o Teatro São João, o Museu Histórico (casa onde faleceu o General Carneiro), o Museu de Armas (antiga Casa de Câmara e Cadeia) e o Panteão dos Heróis.

Infelizmente não foi possível visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio e a Casa Lacerda, que estavam fechadas, mas por uma boa causa: estão sendo restauradas em comemoração aos 125 do Cerco da Lapa.  A visita ao Centro Histórico foi encerrada com um passeio lúdico pelo Parque Estadual do Monge, local de interesse histórico, geográfico e paisagístico.

Com esta viagem, os conhecimentos adquiridos em sala foram ampliados e fixados, pois os tópicos vistos de modo teórico foram materializados. Além deste aspecto educativo, as visitas técnicas proporcionam a troca de experiências entre os alunos e os professores, contribuindo para o fortalecimento da vivência acadêmica.