Alunos de Arquitetura e Urbanismo realizam atividade de levantamento topográfico

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacear promoveu, no dia 27 de abril, uma aula de campo nas imediações do Terminal Vila Angélica, em Araucária. A atividade fez parte da disciplina de Topografia, ministrada pelo Prof. Cássio Robledo da Costa.

ArquiteturaA turma esteve em uma pequena gleba (terreno próprio para cultivo), localizada em frente ao terminal urbano de Araucária. O objetivo era propor soluções arquitetônicas de acesso ao terminal, sob a ótica da NBR 9050. Para isso, foi realizado o levantamento topográfico da área para elaboração do projeto, criando platôs com acesso por rampa e escada. Assim, a comunidade pode usufruir de um espaço criativo pensado para eles. Os instrumentos utilizados na aula de campo foram nível, trena, régua graduada e mangueira de nível.

A partir do levantamento, os alunos vão elaborar um projeto de movimentação de terra, com cortes e aterros, taludes e arrimos se necessário. Também será proposto aos alunos a confecção de uma maquete física do local.

A Unifacear tem o compromisso de apresentar aos alunos dinâmicas que façam com que eles se aproximem do mercado de trabalho, levando o conhecimento teórico para fora da sala de aula. A ação dos alunos de Arquitetura e Urbanismo foi mais uma forma de trabalhar a prática e preparar para experiências que virão após a faculdade.