Alunos da Unifacear são desafiados a construir o CONCREBOL

Os alunos do curso de Engenharia Civil, comandados pelo professor Sandro Mendes, da disciplina de projetos integrados, participaram do desafio de construir o CONCREBOL, que é uma esfera (bola) de concreto leve, desenvolvido com materiais e as dimensões estabelecidas em um regulamento. O grande desafio é que a esfera seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea até um gol. Esse desafio faz parte de um dos concursos estudantis promovidos pelo IBRACON que todos os anos desperta o interesse nos estudantes de graduação de todo o país.

O professor Sandro, em parceria com a coordenadora do curso, professora Marcela Silvestro, incorporaram a ideia do concurso em uma atividade que visou estimular o trabalho em equipe e desafiar os conhecimentos sobre a tecnologia do concreto, que é o material de construção mais utilizado no mundo.

Para atingir os objetivos, os estudantes colocaram em prática toda a teoria do aprendizado da sala de aula, do laboratório e do dia-a-dia; assimilaram novos conceitos e fundamentos; tomaram decisões em grupo e apresentaram soluções em curto intervalo de tempo. De acordo com o professor Sandro, os alunos foram desafiados a, principalmente, “aprender com os próprios erros e acertos!”.

De acordo com o aluno Jhonnyffer de Freitas Gonçalves, participante do projeto, a experiência foi “uma grande oportunidade de trabalhar com o concreto, material de construção extensivamente estudado no decorrer do curso”. O aluno também destacou que o desenvolvimento da simulação do concurso resultou em diversos outros aprendizados, entre eles o de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe, integrar os conhecimentos acadêmicos teóricos com a prática e, acima de tudo, perseverar para vencer os desafios da engenharia civil.

Texto: Julia Bottini