Alunos aprendem sobre Saneamento Urbano na prática

Neste segundo semestre de 2019, os alunos de Engenharia Civil da Unifacear de Araucária puderam contar com duas visitas técnicas lideradas pelo professor e engenheiro ambiental Lucas Emilio Hoeltgebaum, durante atividades da disciplina de Saneamento Urbano.

Esta importante disciplina para o curso, que apresenta não somente as formas de dimensionar estruturas como estações de tratamento de água e esgoto, assim como redes de distribuição de água e coleta de efluentes e outros equipamentos; mas também proporciona aos alunos contato com a realidade brasileira nesta área importantíssima para a engenharia e saúde pública, sendo um desafio para muitas regiões do país que ainda carecem de saneamento básico.

Os alunos visitaram no dia 26 de setembro a estação de tratamento de esgoto (ETE) Santa Quitéria que conta com tecnologia de tratamento do tipo anaeróbia, uma das mais utilizadas pela Sanepar. Ali os acadêmicos puderam conhecer os pontos positivos e as dificuldades técnicas de operação deste tipo de planta, que certamente virão a enfrentar ao longo de sua profissão. Ali verificaram a importância, não somente de um bom sistema de tratamento adequadamente dimensionado, mas também da necessidade de se projetar e manter as estruturas de transporte destes efluentes e a destinação correta dos resíduos gerados.

Já no mês de novembro, no dia 09, os alunos conheceram os processos de tratamento de efluentes da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pelo método aeróbio, onde foram apresentados aos desafios de se tratar um resíduo líquido oriundo do processamento de materiais ferrosos. Ali puderam ver na prática os conceitos vistos em sala sobre a necessidade atual das empresas em destinar os subprodutos de sua produção sem impactar o meio ambiente, onde o conceito de sustentabilidade está plenamente evidenciado. A CSN apresentou, ainda, seu processo de tratamento de água, para desmineralização deste insumo, a fim de poder ser utilizado em materiais metálicos.