Aluno de Tecnologia da Unifacear tem artigo divulgado no principal instituto de Engenharia Elétrica do mundo

Durante o primeiro semestre de 2019, o aluno Douglas Augusto Barcelos Bica do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIFACEAR, participou de projeto de Iniciação Científica no qual o objetivo era aplicar recursos de ensino-aprendizagem para aperfeiçoar o conhecimento e prática de Scrum dos alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Análise de Sistemas, a partir do uso de blocos de Lego®. O trabalho de IC foi orientado pelo Mestre e Doutorando em Engenharia Prof. Carlos Alexandre Gouvea da Silva.

O projeto foi finalizado com a execução de uma dinâmica com diversos alunos. Ao final foram coletados dados sobre a percepção desses alunos na execução da atividade.

O aprendizado prático vem ganhando muito mais espaço na área, como explica o aluno Douglas Bica. “Tem-se observado, principalmente em cursos de tecnologia, o uso e desenvolvimento de técnicas de ensino utilizando-se “estudo de caso” e simuladores. Este trabalho é visto como uma contribuição neste sentido, implementando na prática a metodologia Scrum em uma problemática.”

O impacto desses projetos na educação do aluno é muito positivo. “Atividades neste sentido trazem o aluno para solucionar problemas de âmbito técnico, levando em consideração também outros fatores, como: criatividade, prazo de entrega, emocional, social, dentre outros não citados.”, completa Douglas.

Em julho de 2019, um artigo científico em inglês com a descrição e resultados da atividade foi submetido para revisão na Revista Internacional IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje (ISSN 1932-8540). Essa revista tem divulgação global pelo portal IEEEXplore da IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers, o principal instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica no mundo. Essa mesma revista possui nível B1 nos periódicos da CAPES/MEC nas áreas de Ensino e Educação e B2 nas áreas de Engenharia IV e Interdisciplinar. O nível B1 é o terceiro maior nível dentre 8 classificações possíveis. Em maio de 2020, após diversas rodadas de revisões por um criterioso corpo editorial de pesquisadores da área, o artigo intitulado “Learning Process of Agile Scrum Methodology With Lego Blocks in Interactive Academic Games: Viewpoint of Students” foi aceito e publicado em (https://ieeexplore.ieee.org/document/9064826).

Para o professor Carlos Gouvea. “A publicação desse artigo, não apenas apresenta a dedicação e esforço do aluno e orientador envolvido, mas também mostra que a UNIFACEAR através de seus programas de incentivo a IC desenvolve atividades científicas de alto impacto e abrangência global. O apoio do Coordenador do Curso Prof. Fabiano Nezello e do Coordenador de Projetos de Iniciação Científica Prof. Fernando Bonato, também foram importantes para a conclusão desse trabalho.”

Douglas Bica finaliza. “Tendo a acreditar que a parte ativa no aprendizado sempre é o aluno, porque deste, parte a vontade do saber, no entanto, atividades que consigam despertar esta vontade são mais eficazes no aprendizado e acabam por perpetuar-se nas memórias.”

Além desse artigo publicado na revista, o mesmo trabalho de IC também permitiu a publicação de:
• um artigo na Revista Multidisciplinar da UNIFACEAR (2019);
• um artigo no II Simpósio de Direito, Tecnologia e Inovação da UNIFACEAR (2019);
• um capítulo no livro Direito, Tecnologia e Inovação: reflexões interdisciplinares. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Senso, 2020.