Aluno de Engenharia de Produção da UNIFACEAR é aprovado no Worktiba

O espaço “WorktibaBarigui” foi inaugurado em março de 2017 pelo prefeito Rafael Greca, e tem como objetivo requalificar estruturas subutilizadas da gestão pública para fomentar o movimento da inovação na cidade através de um espaço de Coworking patrocinado pela prefeitura.

Com o auxílio do professor Marcos Brehm para o desenvolvimento do projeto escrito e da apresentação do projeto (realizada no próprio espaço Worktiba), o aluno Álvaro Muraroto Belon, que cursa Engenharia de Produção da UNIFACEAR, conseguiu aprovar o Projeto: “Pets Kingdom – Plataforma B2C para fomento do comércio local de pet shops” no último edital do Worktiba, e terá o segundo semestre de 2018 para desenvolver o projeto no espaço cedido pela prefeitura.

A ideia do projeto surgiu através da observação da ascensão de grandes conglomerados de lojas do ramo, como a Cobasi e a Petz, ambas de São Paulo, e ambas com lojas já instaladas em Curitiba.  Trata-se de um mercado bilionário: em 2016 o ramo de Pets faturou R$ 18,9 bilhões de reais no Brasil.

O objetivo geral do projeto é criar um modelo de negócio onde os donos de Pets consigam encontrar todos os produtos e serviços desejáveis e os fornecedores locais (pequenos comerciantes “de bairro”) consigam aumentar suas vendas e sobreviver às mudanças do mercado.

Inspirado nessa iniciativa, o próximo edital do programa de Iniciação Científica da UNIFACEAR também incluirá a possibilidade de “iniciação em negócios” para auxiliar os alunos da instituição com projetos empreendedores, seja para iniciar um plano de negócios a partir de uma ideia, seja para acelerar ou aperfeiçoar um negócio já estabelecido. Maiores informações serão divulgadas em breve via edital.