Acadêmicos de Engenharia de Produção da Unifacear realizam visita técnica na empresa Blount

Acadêmicos do 7º, 8º e 9º períodos do Curso de Engenharia de Produção da UNIFACEAR, Campus Araucária, realizaram na noite do dia 29 de outubro de 2019, importante visita técnica na Empresa Blount, líder no mercado de correntes para motosserras, situada no município de Curitiba. A visita foi concebida no âmbito da disciplina de Manutenção dos Sistemas de Produção, ministrada pelo Professor MSc. Valdair José Pimentel.

Nesta oportunidade os alunos puderam ter contato com a realidade e desafios que permeiam a profissão. Foi realizado um tour pela fábrica onde os acadêmicos puderam observar os processos de fabricação e montagem dos componentes, além do contato com os indicadores de controle de processo e manutenção. Foi possível uma visita ao setor de Engenharia de Produto onde foram apresentadas algumas ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de produto e controle de projetos. Para o aluno Johny Henrique Ramiro Fernandes, a visita foi interessante, principalmente pela forma que eles planejam e executam os seus processos internos que é completamente diferente da maioria, utilizando um sistema manual, realizando o seu planejamento através de anotações em postites, utilizando bem pouco o recurso ERP. Para ele, a dedicação dos funcionários foi um ponto marcante. “A empresa conseguiu nos mostrar que todos os seus colaboradores são disciplinados e isso para o sucesso de uma empresa é fundamental. Não é à toa que hoje eles são considerados uma das melhores empresas no ramo em que atuam.” O aluno Tiago André Ocraska ressaltou o programa de 5S, o sistema de gerenciamento da empresa, o sistema de qualidade onde o próprio operador é responsável pela qualidade e a gestão da manutenção. “Primeiro quero agradecer pela visita, pois com isto conseguimos observar vários tópicos que vemos em sala de aula. Foi possível observar na prática um sistema Kanban trabalhando, sistema de Andon, vários tipos de sensores, fluxograma, sistema de manutenção preditiva, corretiva, preventiva.”