Acadêmicos de Engenharia Civil dos campi Bacacheri e Sítio Cercado realizam visita técnica no Aeroporto Afonso Pena

alunos-aeroporto-afonso-pena-unifacear
A visita proporcionou vivência prática dos conceitos aprendidos em sala de aula pelos acadêmicos.

No dia 27 de abril de 2019 os alunos do curso de Engenharia Civil realizaram uma visita técnica do Aeroporto Afonso Pena, com o apoio do Engenheiro Helvio Douglas Pereira, INFRAERO, no qual foi possível conhecer um pouco mais sobre o histórico da construção e desenvolvimento operacional do aeroporto, empresas, áreas e setores atuantes no aeroporto e segurança pessoal e coletiva para assegurar uma visita proveitosa e sem incidentes.

Logo após, os discentes em conjunto com a professora Carolina Kubiaki, da disciplina de Transportes, seguiram para a área restrita de controle operacional da INFRAERO, na qual foi possível compreender como é feita a operação de taxiamento, embarque, desembarque e restituição de bagagens bem como observar alguns dos dispositivos de segurança instalados e monitorados pela INFRAERO.

A segunda parada foi na área de taxiamento para observar a operação de acoplamento das pontes nas aeronaves (os chamadosfingers). Alguns outros pontos como pintura e demarcações de segurança para pedestres e pilotos e um pouco da operação de taxiamento.

A terceira parada foi no Corpo de Bombeiros localizado dentro do aeroporto, onde de forma detalhada foi demonstrado todos os aparatos utilizados para combater incêndios bem como dos utilizados para resgate de vítimas em escombros.

A última parada foi na Casa de Bombas, manilhas e geradores, responsáveis pelo bombeamentos do sistema hidráulico de prevenção contra incêndios, recebimento e encaminhamento de água potável para os mais diversos pontos de utilização do aeroporto e geradores reservas para o caso de falta de energia elétrica via Copel.

Tal visita foi extremamente importante para que os alunos do curso pudessem vivenciar na prática as teorias aplicadas pelos professores.

Ainda, a UniFacear agradece pela recepção esplêndida realizada pelo Engenheiro Helvio Douglas Pereira da INFRAERO, Corpo de Bombeiros e todos os que atenderam nossos alunos.