No último dia 12 de setembro, os alunos do Curso de Direito do Campus Araucária da Unifacear foram até o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em visita técnica acompanhada pela Coordenadora do Curso, Professora Doutora Camila Salgueiro da Purificação Marques, assim como pelo Professor Mestre Daniel Rachid Pezzato.
Na ocasião, tiveram a oportunidade de conhecer o CEJUSC do Fórum Cível do Foro Central de Curitiba, responsável pelas sessões de mediação e conciliação, assim como puderam assistir à sessão da 19ª Câmara Cível no Salão Clotário Portugal (Pleno do Tribunal de Justiça).
Ainda, foram ao Museu da Justiça e prestigiaram a Inauguração da Mostra de Fotografias do Professor Daniel, que também é servidor do referido órgão público.
A exposição promovida pelo TJPR faz parte da programação em comemoração aos 132 anos do Tribunal e aos 300 anos da Justiça Togada no Paraná. Propõe uma reflexão sobre a necessidade de soluções no sistema penitenciário, demonstrando que a Corte de Justiça paranaense está atenta à questão, propiciando ideias, debates e estudos sobre o tema.
"Essa mostra retrata uma triste realidade brasileira, que é a forma como nós tratamos as pessoas que são privadas de liberdade. A história da humanidade passa por uma crescente de respeito aos direitos humanos, e não podemos jamais regredir nessa proposta. Tudo que se relacionar à promoção dos direitos humanos terá apoio do nosso Tribunal", destaca o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen (fonte: site do TJPR).
No dia 14 de setembro, os alunos do Curso de Direito do Campus Fazenda Rio Grande também tiveram a oportunidade de realizar a referida visita, acompanhados do novo Coordenador do Curso de Direito, Professor Mestre Elelan de Lima e da Professora Mestre Rosana Mara Brittes, integrante do Núcleo de Prática Jurídica.
Com efeito, tais atividades possuem uma rica finalidade didática, porquanto aproximam o ambiente acadêmico da sala de aula com a realidade vivenciada nos mais diversos ambientes da militância jurídica.