Acadêmicas de Pedagogia em ação em escola de Araucária

Num ambiente educacional todos os momentos devem ser aproveitados como situações de aprendizagem e a Escola Delani Aparecida Alves tem um projeto implantado de Recreio Dirigido onde os professores de apoio são responsáveis pela organização, confecção e execução de diversas atividades, como jogos, brincadeiras e várias dinâmicas.

Durante essas atividades, os estudantes aprendem a socializarem uns com os outros, aprendem regras, organização além de diminuir os conflitos.

Nos dias 10 e 11 de setembro, as acadêmicas do curso de pedagogia da Unifacear, Giovana Vieira e Amanda Feitosa, confeccionaram o Jogo de Damas Humano. As diretoras Márcia Partica e Cristiane Lipinski apoiam fortemente essas ações na escola.

Os estudantes irão encenar os “movimentos” das peças e ao mesmo tempo o jogo propriamente dito, interagindo com os colegas de outras turmas e com o espaço.

Neste jogo, aprendem a coordenar diferentes movimentos com o corpo, buscando encontrar novas estratégias de jogo.

O jogo: O jogador chave distribuirá seus jogadores no tabuleiro de acordo com organização do jogo de dama. Ao iniciar a partida cada jogador chave irá orientar os demais jogadores de sua equipe conduzindo-os pelo espaço do tabuleiro.

No decorrer da partida, será permitido aos jogadores que desempenham os papéis das peças ajudarem o jogador chave de sua equipe. Outra possibilidade é que cada peça capturada ajude o jogador chave.

A atividade atraiu diversos estudantes e as acadêmicas ficaram muito felizes com os resultados obtidos com a atividade. A coordenadora do curso de Pedagogia Viviane Barbosa diz que “A transposição didática dos conteúdos aprendidos no espaço universitário só se efetiva quando nossos estudantes realizam e compartilham esse tipo de ação pedagógica. Parabéns às nossas acadêmicas!”