2º ARQCINE Unifacear – Arquitetura e Urbanismo

O Curso de Arquitetura e Urbanismo ofereceu aos alunos no último dia 17 de agosto, um momento de conhecimento e entretenimento com mais uma edição do ARQCINE. Porém, dessa vez, os alunos puderam assistir ao filme em um edifício representativo para a arquitetura, agregando conhecimento e repertório aos alunos.

Localizado em Curitiba, o Cine Passeio acolheu os alunos em sua Sala On Demand, a primeira sala de streaming do Brasil situada dentro de um cinema. Com sofás, poltronas e puffs confortáveis, o espaço foi perfeito para assistir o filme ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2018: Roma, escolhido pela Profª Thaise Marcela Oliveira Andrade.

O filme deu aos alunos muitas referências artísticas, as quais também são usadas em arquitetura, como por exemplo a fotografia. Após o filme os alunos debateram suas impressões sobre o filme e o que ele poderia representar para a arquitetura e o urbanismo.

O ARQCINE consiste na exibição de uma obra cinematografia (filme) cuja trama tenha uma relação direta com contextos teóricos, históricos ou práticos referentes aos temas mais recorrentes em arquitetura, urbanismo e/ou paisagismo.

Finalizando a manhã de cultura e arte, todos tiveram a oportunidade de conhecer a edificação histórica onde está instalado o Cine Passeio, uma Unidade de Interesse de Preservação que foi totalmente restaurada para receber um cinema de rua e inaugurada recentemente, em março de 2019.