Aprofundar o conhecimento profissional e das normas que regem a área é fundamental durante a graduação. No sentido de contribuir para isso, os alunos do curso de Biomedicina da unidade Sítio Cercado da Unifacear participaram de uma visita técnica ao Conselho de Biomedicina do Paraná, em Curitiba. A iniciativa possibilitou uma vivência prática de como é a atuação do órgão que fiscaliza e representa a profissão.
O contato direto com o Conselho possibilitou a ampliação da visão sobre a responsabilidade ética e técnica que acompanha o profissional de biomedicina, além de conhecer de perto o funcionamento do órgão, compreendendo o papel da entidade na fiscalização das atividades e qualidade dos serviços prestados.
Dúvidas sobre as atribuições, suas múltiplas habilitações e o campo de atuação também foram sanadas pelos profissionais do Conselho. Os alunos puderam conhecer os aspectos práticos das legislações vigentes que regulamentam a profissão, reforçando a necessidade de uma atuação ativa e direta em uma área que se expande para diferentes frentes de trabalho na saúde.
A visita reforça a importância do alinhamento entre formação acadêmica e regulamentação profissional, elucidando a compreensão da relevância do Conselho, sua função no fortalecimento e proteção da profissão, além da atuação do biomédico na prática em consonância com a regulamentação.
As experiências práticas representam um diferencial na formação universitária, pois contribui na aproximação teórico-prático dos futuros biomédicos, destacando as responsabilidades, direitos e deveres que acompanham a carreira desse profissional no país.
Conheça mais sobre o curso de Biomedicina da Unifacear aqui.