Unifacear recebe palestra "Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica sob a Ótica da Família"

Data da publicação: 19/04/2024
Família

No último dia 17 de abril, o Auditório da Unifacear Araucária foi palco de um evento promovido pela Associação Dando Voz ao Coração, em parceria com o Curso de Enfermagem, sob coordenação do Prof. Márcio Souza dos Santos. Com o tema "Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica sob a Ótica da Família", a atividade foi destinada a alunos, professores e colaboradores, buscando ampliar a compreensão sobre o cuidado humanizado de pacientes pediátricos.

A roda de conversa proporcionou um espaço de troca de experiências, destacando o papel crucial das famílias no processo de tratamento intensivo de crianças. Por meio do compartilhamento de vivências, as famílias expuseram desafios, angústias e conquistas enfrentadas durante o percurso de cuidados intensivos, despertando nos profissionais da saúde uma visão mais sensível e holística sobre a assistência pediátrica.

A Associação Dando Voz ao Coração, reconhecida por seu trabalho incansável em prol das famílias de pacientes pediátricos em UTIs, tem sido uma voz ativa na promoção do apoio emocional e informacional. Desde sua fundação em 2020, a associação tem desenvolvido iniciativas significativas, como a publicação do livro "Mães de UTI: Dando Voz ao Coração" e as cartilhas "UTI de mãe pra mãe" e "Gestação: quando e como os cuidados paliativos podem ajudar", visando oferecer suporte e orientação às famílias em momentos tão delicados.

Em entrevista, Márcio Souza dos Santos, coordenador do curso de Enfermagem, compartilhou sua visão sobre a relevância da palestra para os alunos. "A importância dessa palestra vai em conta a necessidade de refletir a prática do enfermeiro na unidade de terapia intensiva no que diz respeito à criança, na UTI Pediátrica, na UTI Neonatal. Esse momento promove uma reflexão no sentido de trazer o paciente como centro do cuidado e reconhecer a família como participante e um apoio no processo de cuidar dessa família. A junção da prática humanizada com o conhecimento técnico e científico, aplicada de forma efetiva, nos permite prestar uma excelente assistência para o paciente que está em nossos cuidados", destacou Márcio.

Quanto ao objetivo pedagógico, Márcio enfatizou: "O principal objetivo é proporcionar para os alunos esse momento de reflexão crítica da temática. Tivemos a oportunidade de contar com pessoas que são mães e que tiveram seus filhos na unidade de terapia intensiva, além de mães que também fazem parte da equipe de saúde. Tínhamos uma enfermeira e uma psicóloga que estiveram conosco no evento. Esse momento visa proporcionar para os nossos alunos essa reflexão crítica do processo de trabalho que eles vivenciarão a partir dessas pessoas que experimentaram essa experiência e compartilharam essas questões."

Com uma abordagem empática e esclarecedora, a palestra proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das famílias no contexto da terapia intensiva pediátrica, ressaltando a importância da colaboração entre profissionais de saúde e cuidadores para garantir um cuidado integral e humanizado às crianças em situações críticas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por UNIFACEAR © 2025