No início de 2022, os colegiados dos cursos de Bacharelado Sistemas de Informação, e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas aprovaram a criação de um projeto de extensão para atendimento à comunidade de Araucária. O projeto de extensão, intitulado Identidade ANASI, promovido pela Coordenação de Curso, professores e alunos representantes foi amplamente discutido e aprovado para realização no primeiro semestre de 2022 como um projeto piloto.
O coordenador desses cursos e também responsável pelo projeto de extensão, o prof. Doutor Carlos Gouvêa, descreve que este projeto tem como objetivo estimular os alunos à promover, realizar e participar de atividades e eventos de impacto social ou ambiental na comunidade de Araucária, de forma a evidenciar e estimular os alunos desses cursos em pautas sociais e ambientais de alta relevância e de ampla discussão pela sociedade local ou regional.
Os alunos do quinto período desses cursos presenciais propuseram, planejaram e executaram as atividades de extensão de sua própria autoria. O processo de validação ocorreu pela coordenação do projeto para viabilização das propostas de forma que ficassem aderentes ao escopo dos cursos de Sistemas e Análise. Veja, a seguir, as atividades de alunos e profissionais da Unifacear.
No dia 1 de junho, durante a semana acadêmica do curso de Pedagogia, o aluno Nickolas Álvaro Bini, do curso de Bacharelado de Sistemas de Informação, participou de atividade de extensão com objetivo de promoção de ferramentas tecnológicas de ensino-aprendizagem com foco na formação pedagógica de profissionais docentes no ensino de programação e lógica para crianças. Participaram do evento alunos do curso de Pedagogia da Unifacear e também estudantes do curso de Magistério de Escola Pública da Região, totalizando 20 participantes.
O acadêmico do curso de Sistemas abordou o uso de Scratch, uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT, que é considerada mais acessível que linguagens de programação textuais, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos com blocos encaixados, lembrando o brinquedo Lego. O Scratch vem sendo utilizado cada vez mais por professores, em especial em turmas infantis ou de pré-adolescentes no ensino de lógica e programação de computadores devido a facilidade de utilização por constituir um ambiente lúdico com figuras e animações interativas.
O coordenador do curso de Pedagogia da Unifacear, professor Thiago Boaventura, descreve que "a multidisciplinaridade entre os diversos cursos da Unifacear permite além do estreitamento entre as áreas, norteia também a participação efetiva dos alunos de Sistemas e Pedagogia de forma a contribuir com a comunidade com a proposta de atividades de formação prática e inovadora".
Os estudantes Gabriel Arthur Barth, Guilherme Panek, Guilherme Urbaneski e Vinicius de Azevedo, dos cursos de Sistemas e Análise, propuseram um curso de montagem e manutenção de computadores com a comunidade de baixa renda do município de Araucária. O objetivo foi desenvolver um projeto beneficente educativo para pessoas interessadas em manutenção de computadores, com o prazer pessoal de ensiná-las a realizar atividades básicas intermediárias na computação tanto para uso pessoal quanto profissional. Atualmente, é extremamente necessário o conhecimento na área. Afinal, ela está presente no cotidiano de maioria das pessoas. Portanto, através deste curso gratuito realizado pelos estudantes voluntários da Unifacear, os alunos tornaram-se capazes de realizar atividades fundamentais na computação.
O curso foi divulgado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) através das suas mídias oficiais. As aulas foram ministradas pelos voluntários no laboratório de informática da SMTE. Durante o projeto, 20 alunos participaram das atividades.
Os estudantes dos cursos de Sistemas e Análise da Unifacear, Leonardo De Siqueira Konopacki, Arthur Vinicius Andrade, Mateus Aurélio Deda e Wanderson da Silveira, propuseram um ciclo de palestras com adolescentes do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Rocha Pombo. O objetivo foi conscientizar jovens sobre crimes cibernéticos como cyberbullying, fake news e crimes digitais. Foi elaborada uma apresentação para os alunos contendo dados, vídeos informativos, imagens e uma dinâmica de questionários de fixação ao final da apresentação. Também foi realizado um momento para esclarecimento de dúvidas e reflexão sobre o tema com os jovens.
Ao total foram realizados quatro momentos distintos com turmas diferentes, sendo o público formado por alunos de 13 a 17 anos de idade. Ao todo, foram atendidos aproximadamente 80 alunos da escola. "Notamos que, hoje em dia, os jovens estão muito expostos a crimes cibernéticos, por não ter muita conscientização nas escolas alertando sobre esse perigo, que prejudica muitas pessoas todos os dias. Percebemos ao final das apresentações que os alunos tinham dúvidas, além de compartilharem experiências pessoais relacionadas aos assuntos", relataram os alunos da Unifacear.