NPJ: Destaques de 2024 na Unifacear

Data da publicação: 06/01/2025
NPJ

O ano de 2024 foi marcado por intensas atividades e avanços nos Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJ) dos campi Araucária e Fazenda Rio Grande da Unifacear. Com a participação de alunos do 8º e 10º períodos do curso de Direito, os NPJs consolidaram seu papel como instrumentos fundamentais para a formação prática acadêmica e o acesso à justiça para a população.

No campus Araucária, o primeiro semestre contou com a adesão de alunos inscritos no programa de monitoria, que auxiliaram nos atendimentos e nas práticas processuais. Os NPJs dos dois campi tiveram a orientação direta da Professora Ms. Rosana Mara Brittes, conciliadora certificada pelo Tribunal de Justiça do Paraná, e, no segundo semestre, também contaram com a atuação do Professor Ms. Arthur Kresilowski. A coordenação geral ficou sob a responsabilidade do Professor Ms. Elelan de Lima, com o apoio administrativo dos estagiários Eduardo Corsino dos Santos e Geovana Alves.

Durante o primeiro contato com os alunos, os professores destacaram a importância de um olhar humanizado para as demandas trazidas pela comunidade vulnerável que busca o NPJ, reforçando a missão de garantir o acesso à justiça e promover acolhimento.

Diante do elevado volume de processos no sistema PROJUDI, que contabilizava 295 casos em andamento, optou-se por reduzir o número de atendimentos noturnos de 8 para 6 por dia. Essa decisão visou assegurar a qualidade do trabalho dos alunos, que realizam petições, recursos, audiências e outras demandas judiciais sob supervisão.

Em Fazenda Rio Grande, a atuação como advogados dativos em processos judiciais também impactou a agenda. Apesar da redução no número oficial de atendimentos, situações emergenciais continuaram sendo prontamente atendidas.

De fevereiro a novembro de 2024, os Núcleos de Práticas Jurídicas realizaram 330 atendimentos, com resultados expressivos:

Campus Araucária: Foram 195 atendimentos, que resultaram no ajuizamento de 98 ações judiciais e na realização de 47 audiências.

Campus Fazenda Rio Grande: Registraram-se 135 atendimentos, com 79 ações ajuizadas e 33 audiências realizadas.

Os números refletem o empenho conjunto de alunos, professores e a coordenação em atender às necessidades da comunidade e proporcionar uma formação prática robusta aos estudantes.

Os Núcleos de Práticas Jurídicas reafirmaram em 2024 seu compromisso com a formação de futuros profissionais do Direito, alinhando teoria e prática ao mesmo tempo em que promovem cidadania e justiça. Com um ano produtivo, os NPJs encerram suas atividades com a certeza de terem impactado positivamente a comunidade e a formação acadêmica dos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por UNIFACEAR © 2025