Fies: programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico

Data da publicação: 06/01/2025
FIES

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a oferta de 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo de 2025. Destas, 50% serão destinadas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa.

Criado em 2024, o Fies Social é uma modalidade do programa que permite o financiamento de até 100% dos custos educacionais. Além disso, reserva cotas específicas para grupos historicamente subrepresentados, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Segundo o MEC, no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes optaram por migrar do Fies tradicional para o Fies Social, evidenciando a relevância dessa política pública.

Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies é um programa destinado a financiar estudantes de cursos de graduação em instituições privadas que participem do projeto e possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desde 2018, o programa passou a oferecer juros zero para uma parte dos estudantes, com a possibilidade de escalonar o financiamento de acordo com a renda familiar do beneficiário. A nova configuração do Fies, especialmente com o Fies Social, reafirma o compromisso com a democratização do ensino superior no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One comment on “Fies: programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico”

desenvolvido com por UNIFACEAR © 2025