Dois estudos recentes realizados por estudantes de Biomedicina da Unifacear abordaram importantes questões relacionadas à COVID-19 e seu impacto na saúde pública. Os projetos, inclusive, se tornaram capítulos em importantes publicações.
No primeiro estudo, intitulado "Avaliação do Dímero-D em pacientes pós-COVID-19 e ocorrência de eventos tromboembólicos", realizado por Ana Gabriela Albino Marinho e Sandra Kotovicz, sob orientação do Prof. Alisson Luiz Silva, as pesquisadoras analisaram o risco de eventos tromboembólicos em pacientes que se recuperaram da COVID-19. Publicado no Livro Doenças Infecciosas e Parasitárias - Edição VIII, em novembro de 2023, o estudo revela resultados significativos sobre a importância da monitorização do Dímero-D como marcador de trombose em pacientes pós-COVID-19.
Já o segundo estudo, intitulado "A importância da imunização de gestantes contra a COVID-19 visando impedir a progressão para quadros clínicos graves", realizado por Eduarda Gregovski Ribeiro da Silva e Yasmin Daiana Gambarra da Silva, também sob orientação do Dr. Rafael Saraiva de Andrade Rodrigues, discute a relevância da vacinação de gestantes contra a COVID-19. Publicado em 07 de novembro de 2023, este estudo destaca a evolução das estratégias de imunização para proteger tanto as gestantes quanto seus neonatos, evidenciando a transferência de anticorpos por via placentária e através do leite materno.
Ambos os trabalhos refletem o compromisso com a pesquisa científica e a contribuição para o avanço do conhecimento da COVID-19. Os resultados desses estudos destacam a importância da vigilância contínua da saúde pública e da implementação de medidas preventivas eficazes para combater os desafios impostos pela pandemia.
Clicando nos links abaixo, é possível prestigiar o trabalho de nossas estudantes!
Avaliação do Dímero-D em pacientes pós-COVID-19 e ocorrência de eventos tromboembólicos