Em 15 de agosto de 1946, o mundo viu surgir o primeiro computador eletrônico, o ENIAC, revolucionando o mundo, marcando o início de uma nova era na sociedade. Anos depois, o Dia da Informática foi instituído, assim como o Dia do Analista de Sistemas aqui no Brasil.
Os analistas de sistemas desempenham um papel crucial na sociedade moderna, traduzindo as necessidades do mundo real em soluções digitais. São eles que projetam, desenvolvem e implementam os sistemas que usamos diariamente, garantindo que as empresas e a sociedade funcionem de forma mais eficiente e inovadora.
Na Unifacear, o tecnólogo de Análise de Sistemas possui duração de 3 anos, sendo mais prático e direto que um bacharelado. Tendo foco curricular em levantamento de requisitos, análises, desenvolvimento, testes, implementação e manutenção de sistemas computacionais. O curso habilita o profissional a atuar diretamente no setor de TI, com formação voltada ao desenvolvimento ágil e às necessidades do mercado.
O curso é focado em competências essenciais ao analista de sistemas, com ênfase na aplicação prática por meio do desenvolvimento de projetos integradores para que o aluno possa vivenciar situações que encontrará no mercado de trabalho.
Nos conteúdos iniciais o aluno será estimulado a desenvolver conhecimentos de lógica de programação, implementar algoritmos e desenvolver soluções que utilizem tecnologias orientadas a objetos, como JAVA. Terá a oportunidade de entender o funcionamento das arquiteturas de computadores, sistemas operacionais e banco de dados.
Nos conteúdos intermediários, o aluno desenvolve projetos que aplicam modelos de análise e modelagem de sistemas para a internet com metodologias ágeis como SCRUM, desenvolve habilidades de design e aprofunda o conhecimento sobre banco de dados, sistemas operacionais e redes de computadores.
Na fase final do curso o aluno é capaz de implementar soluções utilizando padrões e tecnologias mais avançadas, desenvolvendo aplicativos para smartphones. Conheça mais sobre o curso aqui.