Dia do Advogado: A celebração da ordem jurídica de uma nação

Data da publicação: 11/08/2025

Culpado ou inocente? A profissão de advogado em todas as suas áreas, principalmente a de gestão jurídica de um país, como Corte, Tribunais e Segurança Pública, está entre as mais antigas da sociedade. Como resultado, no Brasil, logo após o grito de independência, foi preciso criar o primeiro curso superior de Direito. Por isso, Dom Pedro I decretou no dia 11 de agosto a criação das primeiras universidades. Aos poucos, o Dia do Advogado ganhou força entre os juristas e a sociedade.

É uma forma de homenagear o surgimento da profissão no país, destacando também a relevância da advocacia para a democracia e o Estado de Direito. Afinal, é o advogado que defende os direitos dos cidadãos, atua na mediação de conflitos e garante a justiça. No campo corporativo, o advogado também tem um papel fundamental que tem ganhado destaque nos últimos anos: O Compliance Officer, responsável por desenvolver e aplicar o Programa de Integridade Compliance, visando uma atuação mais transparente e ética de toda a corporação. 

Tradições antigas:

No século XIX, o dia também era conhecido como o “Dia do Pendura”. Uma tradição que envolvia os estudantes de Direito que, após as aulas, saíam para celebrar em restaurantes e bares da região e, ao final da refeição, “penduravam” a conta. Ou seja, saiam sem pagar. A ideia era que os próprios donos presentassem os futuros advogados com a refeição. Ao longo dos anos, a prática caiu em desuso e hoje é considerado ilegal. 

Aqui na Unifacear, o curso de Bacharelado em Direito conta com disciplinas teóricas e práticas, com foco na interdisciplinaridade. O acadêmico encontrará disciplinas que dizem respeito às complexidades contemporâneas, como Direito Eletrônico, Métodos alternativos de resolução de conflitos, dentre outras. Tal formação é complementada com inúmeros eventos promovidos pela instituição, inclusive aqueles ligados às mais novas tecnologias no âmbito jurídico. Além, é claro, de prática simulada e real, tendo em vista os inúmeros atendimentos à comunidade realizados pelo Núcleo de Prática Jurídica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por UNIFACEAR © 2025