Alunos de Engenharia Civil aplicam laudos reais e vivenciam rotina profissional em sala de aula na Unifacear

Data da publicação: 16/10/2025

Os acadêmicos de Engenharia Civil da Unifacear do campus Araucária viveram uma experiência prática na disciplina de Fundações e Obras de Contenção, ministrada pelo professor Daniel Volanick. Em uma aula que uniu teoria e prática, os estudantes analisaram laudos de sondagem reais, transformando dados técnicos em um verdadeiro laboratório de aprendizagem ativa.

A proposta utilizou metodologias ativas de ensino, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a sala invertida, priorizando a resolução de situações reais em vez de aulas expositivas. Os alunos receberam dossiês com diferentes perfis de solo, com variações argilosas, arenosas e níveis de água, e tiveram que interpretar os resultados, propor tipos de fundação e justificar tecnicamente suas escolhas com base em segurança, viabilidade e desempenho.

Durante o processo, também participaram de sessões de peer review, avaliando os trabalhos de colegas com critérios técnicos, como clareza do diagnóstico geotécnico e coerência nas hipóteses. “Tivemos de sair do automático. Cada metro de solo conta uma história e muda o projeto. Foi a primeira vez que me senti tomando decisões como num escritório”, contou Túlio Rubo, aluno do 8º período.

Segundo o professor Volanick, o método amplia o aprendizado e aproxima o aluno da realidade profissional. O laudo de sondagem é a radiografia do terreno. Quando o aluno aprende a interpretá-lo com rigor, ele decide melhor o tipo de fundação e reduz riscos e custos de obra”, explica.

Além de reforçar o domínio técnico, a atividade desenvolveu habilidades essenciais para o mercado, como leitura crítica de dados, tomada de decisão sob incerteza, trabalho colaborativo e comunicação assertiva. No encerramento, os grupos apresentaram relatórios autorais e pitches técnicos, simulando reuniões com contratantes, um exercício que, segundo o professor, consolida a visão de que fundação não é fórmula, é interpretação aplicada”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por UNIFACEAR © 2025