Na última semana, os alunos dos cursos de Gestão (Ciências Contábeis, Administração, Recursos Humanos e Logística), Engenharias, Direito, Saúde e Pedagogia participaram da "Aula Inaugural", cujo a temática levou a um bate-papo com profissionais de várias áreas sobre o afrodescendente e o mercado de trabalho.Houve a presença da Sra. Rosangela Caetano (Técnica de Enfermagem), representando o curso de Saúde. Ela descreveu a respeito de como foi difícil vencer o preconceito e a posição de mulher negra a frente de um atendimento. Relatou a situação vivenciadas nos atendimentos nas Unidades de Saúde, por ser negra. Afirmou, também, que enfrenta o preconceito de várias formas.
Na mesma vertente, a convidada Renata Felix de Oliveira Souza (Analista de treinamento) representou os cursos de Gestão e Direito, a qual vivencia diariamente preconceitos por ser mulher e negra no ambiente empresarial, por vezes não tendo o devido reconhecimento.
Também contamos com a presença do professor Holmes Sierra - da graduação de Engenharia Mecânica, Cursos de Gestão e Engenheiro na Renault do Brasil - representando os cursos de Engenharia. Afro e estrangeiro, muitas vezes foi analisado pelo jeito de se vestir, pelo sotaque colombiano e pela cor da sua pele, não importando sua qualificação acadêmica e experiência de mercado.
Todos os convidados descreveram que ainda são acompanhados em lojas de shopping, supermercados e recebidos com desconfiança em diferentes ambientes. Todos, porém, seguiram de cabeça erguida e conseguiram ultrapassar os obstáculos e tornaram-se profissionais exemplares e de prestígio.
Mesmo com todos os obstáculos vividos, os convidados contribuíram com uma verdadeira lição de vida e reflexões aos presentes, para que o preconceito seja banido do ambiente profissional e principalmente para que as gerações atuais compreendam que a cor da pele não pode ser fator de avaliação no mercado de trabalho.
A Unifacear jamais aceitará qualquer tipo de preconceito seja por qual razão for, raça, credo, orientação sexual e sempre trará debates sobre temas tão importantes e atuais.