Alunos de Direito do Campus Sítio Cercado realizam visita técnica ao TRE-PR

Data da publicação: 24/04/2025
TRE

Acadêmicos do curso de Direito da Unifacear – Campus Sítio Cercado participaram, na tarde do dia 23 de abril de 2025, de uma visita técnica ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A atividade integrou a disciplina Democracia, Política e Direito Eleitoral, promovendo uma imersão prática no funcionamento da Justiça Eleitoral.

A recepção dos estudantes ocorreu no hall e no auditório da sede do TRE-PR, sendo conduzida pelo servidor da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, Sérgio. Durante o encontro, os alunos foram instigados a refletir sobre a importância da democracia e sua reconfiguração diante do avanço da democracia digital. O debate destacou o papel fundamental da individualidade no exercício democrático.

Na sequência, os acadêmicos acompanharam parte da 30ª Sessão de Julgamento do TRE-PR, presidida pelo Vice-Presidente e Corregedor Desembargador Luiz Osorio Moraes Panza, que fez questão de mencionar e recepcionar os alunos da Unifacear. A sessão contou com a presença dos Desembargadores Eleitorais Anderson Ricardo Fogaça, Guilherme Frederico Hernandes Denz, Julio Jacob Junior, José Rodrigo Sade e da Desembargadora Federal Claudia Cristina Cristofani.

Após a sessão, a visita seguiu para o prédio do Fórum Eleitoral, onde estão instaladas as zonas eleitorais. Lá, os estudantes participaram de um debate enriquecedor sobre a obrigatoriedade do voto no Brasil e os argumentos em torno de um possível voto facultativo.

Em seguida, foi realizada uma apresentação sobre o funcionamento do sistema das urnas eletrônicas, com explicações detalhadas e espaço para dúvidas dos participantes. O encerramento da visita se deu com a ida ao depósito de urnas, onde os alunos puderam analisar os equipamentos utilizados nas eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por UNIFACEAR © 2025