No dia 28 de agosto, os alunos do primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo do campus de Araucária participaram de uma aula prática, integrando teoria e experiência real para compreender os desafios da circulação vertical em projetos arquitetônicos.
A atividade levou os estudantes a experimentar na prática os conceitos já abordados em sala de aula, como inclinação, ergonomia e normas técnicas aplicadas a rampas e escadas. O exercício possibilitou o contato direto com situações reais de acessibilidade e circulação, essenciais para a formação de futuros arquitetos.
Durante a prática, os acadêmicos utilizaram uma cadeira de rodas para acessar rampas do campus, analisando aspectos como conforto, segurança e usabilidade. A experiência mostrou como cada detalhe do projeto influencia na vivência do usuário e reforçou que rampas e escadas, além da função técnica, também têm papel estético e de identidade nos espaços arquitetônicos.
A professora de Desenho Arquitetônico, Sophia Mello, destacou a importância da vivência para a formação dos alunos: “Projetar não é somente desenhar uma rampa que caiba nas normas, mas considerar a experiência das pessoas que vão usar, com diferentes capacidades físicas. A vivência do usuário real permite compreensão muito mais profunda e empática dos desafios de acessibilidade.”
A iniciativa reforçou o compromisso do curso em aliar técnica, sensibilidade e responsabilidade social, formando profissionais preparados para criar espaços inclusivos e de qualidade.
Saiba mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo aqui.
Parabéns pela iniciativa!!