Como parte da programação da Semana do Autismo, os acadêmicos do 6º e 7º período do curso de Pedagogia Presencial da UNIFACEAR – Campus Araucária participaram, no dia 1º de abril, de uma visita técnica aos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado da Área Intelectual e do Espectro Autista: o CMAEE Joelma do Rocio Túlio e o CMAEE TGD (voltado aos Transtornos Globais de Desenvolvimento). A atividade foi acompanhada pelo professor Henrique Rodolfo Theobald.
No CMAEE Joelma, os estudantes foram recebidos pela diretora Emiliane Wojcik Selenko, que apresentou os principais programas e atendimentos oferecidos pela instituição. A visita incluiu uma imersão nos espaços destinados à Reeducação Visual, Psicomotricidade, Comunicação Alternativa e à Sala de Acomodação Sensorial, proporcionando aos futuros pedagogos um contato direto com as práticas pedagógicas e terapêuticas desenvolvidas com as crianças atendidas pelo centro.
Já no CMAEE TGD, a recepção ficou a cargo da diretora Mariana Marcia Langner. A instituição demonstrou o trabalho especializado com crianças e estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como com aqueles diagnosticados com Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Durante a visita, os acadêmicos conheceram as salas de atendimento e participaram de uma miniaula sobre as atividades pedagógicas em andamento, além de explorarem os ambientes voltados à Comunicação Alternativa e à Psicomotricidade.
De acordo com os próprios estudantes, a experiência foi enriquecedora e inspiradora. “A experiência foi simplesmente incrível! Todos ficaram encantados com o que viram, aprendendo mais sobre o trabalho realizado nos espaços e vivenciando momentos de grande aprendizado e sensibilidade. Sem dúvida, uma experiência que marcou a todos!”, relatou um dos grupos.
A visita reforça o compromisso da UNIFACEAR em proporcionar experiências formativas que aproximam os futuros profissionais da realidade prática do ensino especializado, estimulando a empatia, o conhecimento técnico e o preparo para atuação pedagógica inclusiva.