No dia 14 de junho de 2024, os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do campus Araucária da Unifacear participaram de uma visita técnica às empresas TopFiber e TopFusion, situadas em Araquari, Santa Catarina. Sob a coordenação do professor Paulo Paris, a atividade proporcionou aos estudantes um aprofundamento prático em materiais inovadores utilizados na construção civil brasileira.
A TopFiber, pioneira na introdução de telas e vergalhões de fibra de vidro no Brasil, apresentou aos alunos uma tecnologia que substitui o tradicional aço em diversas construções. A fibra de vidro, além de evitar problemas de corrosão, demonstra maior resistência à tração em comparação com o aço. Durante a visita, os estudantes aprenderam sobre as propriedades mecânicas deste material, suas aplicações no setor e os processos de produção envolvidos.
Por outro lado, a empresa TopFusion especializa-se na fabricação de tubos de PP-R, destinados a sistemas de água, ar, gás, vácuo e combate a incêndios. Adicionalmente, a empresa importa tubos de PEAD para aplicações de gás. Os tubos de PP-R destacam-se pela resistência a altas temperaturas e pela utilização do processo de termofusão para a junção das conexões, resultando em sistemas mais duráveis e eficientes. Os alunos puderam conhecer de perto o processo produtivo, explorar as propriedades dos materiais e até mesmo realizar demonstrações práticas do processo de termofusão.
A experiência foi considerada essencial para a formação acadêmica e profissional dos alunos, permitindo-lhes vivenciar na prática o funcionamento e as vantagens de materiais inovadores na construção civil, além de entenderem os processos fabris associados.