Alunos de Arquitetura da Unifacear participam de Mesa Pública sobre o Projeto de Restauro da Casa do Cavalo Baio

Data da publicação: 21/11/2025

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacear participaram, no dia 29 de outubro de 2025, de uma Mesa Pública dedicada à apresentação dos projetos de restauro da Casa do Cavalo Baio. O evento, parte da etapa de projetos do Restauro Casa do Cavalo Baio e integrante do edital Pró-Restauro da Política Nacional Aldir Blanc, teve como foco democratizar o acesso às informações e envolver a comunidade no processo de preservação patrimonial.

A atividade reuniu alunos, moradores e a equipe responsável pelo restauro, configurando-se como uma visita técnica essencial aos estudantes da disciplina de Patrimônio e Técnicas Retrospectivas. Para a turma, o encontro funcionou como uma aula prática, aproximando teoria e realidade ao permitir que os participantes conhecessem de perto as etapas, desafios e decisões que orientam o restauro de um bem histórico.

A apresentação foi conduzida pela arquiteta responsável, Haline Ledermann, acompanhada da estagiária de arquitetura Brenda Bravo Kolinsque, que detalharam metodologias, pesquisas, características arquitetônicas e estratégias de preservação aplicadas ao imóvel. O evento também contou com tradução em Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade.

Durante o encontro, os estudantes aprofundaram conhecimentos sobre técnicas de intervenção, análise de materialidade, diretrizes de conservação e processos participativos, conteúdos fundamentais para a formação em arquitetura voltada ao patrimônio cultural. Como parte das atividades educativas, os alunos receberam o Jogo Educativo da Casa e a Cartilha de Educação Patrimonial, materiais produzidos para ampliar a compreensão sobre o valor histórico do imóvel.

Para a professora Sophia Mello, responsável pela disciplina, a experiência teve impacto direto na formação dos futuros profissionais. “A participação dos estudantes na Mesa Pública contribuiu significativamente para aproximar ensino, prática profissional e preservação histórica, fortalecendo a formação comprometida com a valorização do patrimônio arquitetônico, o que tanto exploramos e aprofundamos durante o desenvolvimento da disciplina”, destacou.

As imagens que registraram o encontro são de Weiller Ornelas.

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