Alunas de Biomedicina utilizam maquetes para explicar doenças parasitárias em atividade

Data da publicação: 09/06/2025
Biomedicina

Na última quarta-feira, 5 de junho, as alunas do 6º período do curso de Biomedicina da Unifacear participaram de uma aula diferente e bastante enriquecedora na disciplina de Parasitologia Clínica. Sob orientação da professora Tavany Maciel, as estudantes colocaram em prática a metodologia ativa da aula invertida, em uma proposta que uniu pesquisa, criatividade e aprofundamento acadêmico.

A atividade teve como foco o estudo das doenças parasitárias Teníase/Cisticercose e Doença de Chagas. Divididas em grupos, as alunas foram sorteadas com os temas e encararam o desafio de explicar detalhadamente as características das enfermidades, seus ciclos biológicos, métodos de diagnóstico, possibilidades de tratamento e formas de prevenção.

Para tornar a apresentação ainda mais didática e visual, os grupos prepararam slides explicativos e confeccionaram maquetes representando os parasitas e seus respectivos ciclos. As alunas Emily e Laís abordaram a Doença de Chagas, enquanto Rita, Renata e Letícia exploraram a Teníase/Cisticercose.

A coordenadora do curso, Gabriela Stadler, destacou a importância de práticas como essa no processo de formação dos futuros biomédicos: "Atividades que estimulam o protagonismo do aluno e a aplicação prática do conhecimento tornam o aprendizado mais significativo e duradouro", afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por UNIFACEAR © 2025