No dia 31 de maio, estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Unifacear, campus Araucária, participaram de uma visita técnica à Fábrica de Pré-Moldados Cassol, referência no setor da construção civil. A atividade foi acompanhada pelo professor Daniel Volanick e pelo coordenador dos cursos de engenharia, Lauri Anderson Lenz.
O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma imersão prática nos processos produtivos e nas estratégias de controle de qualidade envolvidos na fabricação de elementos pré-moldados, fundamentais para a execução de grandes obras.
Durante a atividade, os acadêmicos de Engenharia Civil e Arquitetura aprofundaram seus conhecimentos sobre as etapas de fabricação das estruturas, analisando os materiais utilizados, as dimensões dos elementos e como essas características interferem diretamente na resistência, durabilidade e segurança das construções.
Já os estudantes de Engenharia de Produção focaram na análise do fluxo produtivo da fábrica, observando desde o recebimento das matérias-primas até a inspeção final dos produtos. O destaque esteve na aplicação de conceitos de gestão de processos, otimização da produção e redução de desperdícios, essenciais para uma operação eficiente.
Os alunos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, por sua vez, acompanharam de perto os sistemas de transporte, movimentação e içamento das peças, além dos circuitos e instalações elétricas responsáveis pelo funcionamento das máquinas industriais utilizadas na produção.
A experiência foi enriquecedora e proporcionou uma importante integração entre teoria e prática, contribuindo para a formação profissional dos futuros engenheiros e arquitetos, e reafirmando o compromisso da Unifacear com o ensino aplicado à realidade do mercado.