Na noite do dia 9 de abril, o auditório do campus Araucária do Centro Universitário Unifacear foi palco da cerimônia de premiação do 1º Hackathon Unifacear, um evento que celebrou a criatividade, o trabalho em equipe e o potencial inovador dos estudantes dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Bacharelado em Sistemas de Informação.
A competição, realizada entre os dias 12 e 14 de março, desafiou os participantes a desenvolverem soluções tecnológicas a partir de demandas previamente definidas. Ao todo, 17 equipes se inscreveram, mobilizando cerca de 50 alunos, que trabalharam intensamente por 24 horas no desenvolvimento de 14 projetos, avaliados por uma banca formada por cinco jurados — professores da área de Informática e o coordenador dos cursos, professor Márcio.
O anúncio dos vencedores começou com suspense e muita torcida. O 3º lugar ficou com a equipe TechVision, formada pelas alunas Thayná de Lima Ramos, Emily Sabrina da Cruz de Souza e Letícia Maia Bueno Fernandes Padilha. A professora Tanise foi a responsável por entregar os troféus, certificados e brindes às vencedoras.
Na sequência, o 2º lugar foi marcado por um empate técnico, reconhecendo o excelente desempenho individual de dois participantes: Pedro Otávio Santos Amancio, da equipe Solozin, e Gabriel Ferreira da Silva, da equipe Edufinance. A entrega foi conduzida pela professora Fernanda.
O momento mais aguardado da noite ficou por conta da revelação da equipe campeã. Com domínio técnico, criatividade e excelente trabalho em equipe, os estudantes Felipe Negrelle Ramos e Dayon Victor Czykailo, da equipe DeltaFox, conquistaram o 1º lugar da competição. O professor Vinicius realizou a entrega da premiação.
Além dos alunos, os professores envolvidos também foram homenageados com certificados de reconhecimento pelo empenho e dedicação ao evento. Subiram ao palco os docentes Márcio, Rosanete, Tanise, Fernanda, Marcondes e Vinicius, que foram calorosamente aplaudidos pelos presentes.
O 1º Hackathon Unifacear deixou um legado de colaboração, aprendizado e incentivo ao protagonismo estudantil. Para os organizadores, esse é apenas o começo de uma nova tradição na instituição.