Egresso da Unifacear desenvolve bateria inovadora e conquista apoio para startup

Data da publicação: 27/02/2025
Bateria

Rodrigo de Lima Fagundes, egresso da Unifacear, está revolucionando o setor energético com sua startup voltada ao desenvolvimento de baterias de Lítio Silício-Enxofre. Com tecnologia patenteada, essas baterias oferecem carregamento ultrarrápido, maior segurança, total reciclabilidade e eliminam o uso de cobalto, reduzindo custos e impactos ambientais e éticos.

A pesquisa, que segue sendo desenvolvida nos laboratórios da Unifacear, reforça a importância da inovação acadêmica aplicada ao mercado. Em entrevista concedida no Centro Universitário, Rodrigo destacou a relevância da tecnologia para a transição energética e o futuro dos veículos elétricos.

"Nós estamos em uma transição energética. Os efeitos do aquecimento global estão cada vez mais evidentes. Os veículos elétricos são o futuro, isso é inegável. Precisamos de uma cadeia de suprimentos para essa demanda."

Com expectativa de chegada ao mercado até 2027, o projeto recebeu um incentivo de R$ 48 mil da Fundação Araucária, por meio do programa "Sem Telha", que apoia iniciativas paranaenses inovadoras. Segundo Luiz Márcio Spinosa, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da fundação, o investimento público é essencial no início de projetos com alto risco.

"No momento inicial de um empreendimento, o risco é muito grande, pois você tem apenas uma ideia e deve testar ela, como será produzida e como será a aceitação. O recurso privado geralmente não vai até aí. O papel do estado é de ajudar as empresas e os empreendedores nesse primeiro momento."

A inovação promete impactar diretamente o setor de energia sustentável, reforçando o protagonismo da Unifacear na formação de profissionais capacitados para transformar o futuro.

Confira a entrevista completa e os bastidores clicando no botão abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por UNIFACEAR © 2025