As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começarão na terça-feira (12) e permanecerão disponíveis até sexta-feira (15). Uma novidade deste ano é o retorno do financiamento integral do curso, uma demanda antiga dos postulantes.
No Fies, o estudante completa seu curso e só inicia o pagamento após a formatura. Até 2017, era possível financiar a totalidade da mensalidade. Em 2024, o financiamento total dos cursos estará disponível apenas para o Fies Social. Pode acessá-lo quem tem renda familiar de até meio salário mínimo e esteja no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico. Para alunos com renda maior é o banco quem calcula o percentual, conforme a renda familiar.
As inscrições são gratuitas no portal Acesso Único. O resultado da pré-seleção na chamada única será anunciado em 21 do mesmo mês, com 112.168 vagas disponíveis.
Outra mudança destacada no edital refere-se à escolha de cursos pelos candidatos. Ao se inscrever no Fies, o estudante poderá selecionar até três opções de cursos. Anteriormente, era exigido que os cursos escolhidos pertencessem ao mesmo agrupamento de áreas, o que limitava a inscrição em um determinado curso em diferentes instituições e/ou localidades, por exemplo. Agora, o candidato poderá optar por três cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento.
Para se inscrever, o candidato precisa:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2023;
- Ter média nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450, com nota superior a zero na redação;
- Não ter participado da edição como "treineiro";
- Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.
Através do botão abaixo, confira todas as informações no edital do programa.