No dia 23/06/23, a professora do curso de Direito, Amanda Viega Spaller, acompanhada das orientandas Eduarda Gonçalves e Evelyn Winner, visitaram a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) em Pato Branco-PR. O objetivo da visita foi complementar a pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso de Eduarda Gonçalves, Milena de Morais e Carolina Pilati, que realizaram um estudo comparativo entre o método convencional de cumprimento de pena e o método APAC, no que diz respeito à ressocialização.
A APAC é um método alternativo e humanizado de cumprimento de pena destinado àqueles que já foram julgados e condenados. A professora e as alunas foram recebidas com muito carinho na instituição. Elas visitaram a ala dos recuperandos (como são chamados os presos) em regime semiaberto e a ala daqueles que cumprem pena em regime fechado, e puderam perceber a eficiência do local em diversos aspectos, especialmente em relação à ressocialização das pessoas privadas de liberdade.
Além de contribuir significativamente para aprimorar a pesquisa acadêmica das alunas, a visita também contribuiu para a sociedade, uma vez que se deseja viver em uma sociedade mais justa, é preciso pensar na melhor forma de aplicação das políticas públicas, especialmente para aqueles que voltarão a viver em sociedade e precisam se adaptar à nova realidade. Todo o estudo e, consequentemente, a vivência que tiveram, foram apresentados na banca de TCC, e as alunas receberam nota máxima da banca avaliadora.