Alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas promovem entrega de lixo eletrônico

Data da publicação: 23/06/2023
Lixo Eletrônico

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. O reconhecimento do papel transformador e emancipatório da Educação Ambiental torna-se cada vez mais visível diante do atual contexto nacional e mundial em que a preocupação com as mudanças climáticas, a degradação da natureza, a redução da biodiversidade, os riscos socioambientais locais e globais, a necessidade de iniciativas inovadoras.

Buscando essa vivência, os alunos Fabricio Medeiros, Mario Sperka Junior, Mauricio Slompo Gotosch e Natan Vitor Pistori, do quinto período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, promoveram a coleta de lixo eletrônico, que ocorreu no âmbito do Projeto de Extensão Universitária Identidade ANASI coordenado pelo professor Carlos Gouvea. A coleta visa conscientizar toda comunidade interna e externa da importância do destino correto de lixo eletrônico, que, em muitos casos, quando descartados de forma irregular, pode causar danos ambientais ao solo e à biodiversidade local.

Maurício Slompo comentou sobre o projeto. "Participar disso tudo foi uma experiência nova, conseguimos notar a quantidade de dispositivos que poderiam ser descartados de forma inadequada, acreditamos que a ideia de realizar a campanha do lixo eletrônico foi relevante e impactante para temas sociais e ambientais,[...], e esperamos que através do trabalho em equipe do nosso grupo tenhamos contribuído para conscientização não só dos alunos que trouxeram os componentes, mas todos que passavam pelo local e visualizaram o projeto".

Assim como em 2022, este ano a Unifacear teve o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araucária (SMMA), que realizou a coleta do material coletado ao final do evento. A SMMA enviou o material para cooperativas cadastradas e regularizadas que fazem a separação e destinação correta. O coordenador do curso de ANASI e coordenador do projeto de Coleta de Lixo Eletrônico, o professor Dr. Carlos Gouvea, novamente envolveu diferentes setores da sociedade para este tema extremamente relevante. "Os alunos tomaram o protagonismo para temas ambientais dentro da comunidade acadêmica da Unifacear. Eles estão cada vez mais em evidência e através de pequenas iniciativas podemos transformar a sociedade através da atuação de jovens estudantes. O evento foi um sucesso", disse Carlos.

Em 2023, o evento teve um total de 290 alunos participantes de todos os cursos da unidade Araucária da Unifacear. Ainda houve entrega de materiais por parte da comunidade externa. Foram recolhidos centenas de pilhas alcalinas, celulares, dispositivos de memória, discos rígidos, computadores e notebooks, pequenos eletroeletrônicos, entre outros.

Umas das participantes do evento, Maria A. Cordeiro, relatou: "Este é meu primeiro ano na Unifacear Campus Araucária. Tive a oportunidade de participar do evento de extensão de recolhimento de materiais de descarte considerados como lixo eletrônico, realizado pelos cursos de SI e ANASI. Foi um momento de integração e conhecimento com alunos de outros cursos criando conexões e compartilhando conhecimento. Eventos como esse proporcionam um envolvimento dos alunos e comunidade abordando um tema de extrema importância como o impacto do extremo consumismo, gerando toneladas de lixo eletrônico, causando grande impacto ambiental. [...] o evento gerou um impacto positivo para o meio ambiente, comunidade acadêmica e sociedade como um todo".

Ainda em 2023, outras novidades estão sendo planejadas para serem realizadas no segundo semestre e também para 2024.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por UNIFACEAR © 2025