A violência obstétrica é um grande problema social. Entretanto, em alguns locais, a legislação não atende as necessidades das genitoras. Pensando nisso, as alunas Maria Luiza Dreveck Ferraz e Mariellen Gauto Nascimento, com a orientação da professora Amanda Viega Spaller, realizaram um Trabalho de Conclusão de Curso intitulado 'Violência obstétrica: estudo comparado entre Brasil e Argentina.'Tal estudo buscou realizar um comparativo entre a legislação federal nos dois países, objetivando compreender sobre as políticas públicas dos dois países e como a mulher gestante é resguardada desde o momento da gravidez até o período do puerpério.
A partir da conclusão do estudo, as acadêmicas e sua orientadora foram convidadas a participar de um livro na área, chamado 'Jurisdições Superiores e Alguns Casos', organizado por Alexandre Coutinho Pagliarini e outros.
A coordenadora do curso de Direito, professora Daiane Barbosa, agradece pelo empenho das acadêmicas e da professora Amanda na construção do presente estudo, uma vez que temas como o presente nos faz refletir como a mulher é tratada em todos os âmbitos, mais precisamente no momento mais importante e único, a concepção de um bebê.
O livro está disponível para aquisição do site da Amazon.