Em determinado processo judicial em andamento no Núcleo de Práticas Jurídica (NPJ) da Unifacear, o aluno Jhon Cristoffer Costa Torcate Venzke, do 7° período de Direito, sob orientação da Coordenadora e Advogada Genilma de Moura e também da Professora e Advogada Amanda Viega Spaller, conseguiu a gratuidade de diversas certidões dos Cartórios Distribuidores da cidade de Curitiba.Tal fato ocorreu através de contatos diretamente com os cartórios explicando que as partes não poderiam arcar com os valores de tais certidões que, em média, custariam R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais).
Diante das tentativas e explicações feitas pelo aluno, todas as certidões foram expedidas de forma gratuita, e, assim, o processo pôde seguir seu trâmite sem maiores delongas, visto a hipossuficiência econômica das partes em arcar com custas extrajudiciais.
Mais uma vez, destaca-se o comprometimento com a comunidade, assessorada pelo NPJ. Em especial, o comprometimento dos alunos que buscam e estudam soluções para auxiliarem nossos clientes em todas as situações, inclusive as extrajudiciais que são fundamentais para uma sentença judicial procedente.
O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) é um órgão em que estudantes de Direito têm a chance de colocar em prática o conteúdo teórico aprendido no curso. É uma espécie de estágio onde os alunos prestam atendimento gratuitamente, em um “escritório de advocacia” estruturado dentro das faculdades de direito. Assim, existe um ambiente que simula a realidade fora da faculdade, com casos e clientes reais, para que o aluno exercite de forma prática seu aprendizado sob a supervisão de professores especialistas.