A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. De acordo com o documento, a semana é comemorada todos os anos entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro.
Este momento, visa valorizar os profissionais relacionados às atividades bibliotecárias e incentivar a construção do conhecimento, seja pela leitura, obtenção de informação ou acesso a manifestações artísticas e culturais.
Com a participação dos coordenadores, professores, alunos e técnicos administrativos o evento contou com:
As tecnologias digitais estão sendo usadas cada vez mais com os universitários e professores. O tema abordado se mostrou de grande importância, propiciando a interação com o público e demonstrando a necessidade da leitura.
Em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, o projeto tem por objetivo levar livros a fim de incentivar a leitura
Com o apoio da coordenadora Marcella Silvestro, a qual disponibilizou vários livros, iniciou-se o “troca-troca”, podendo trazer livros e alimentos não perecíveis e levar outro livro de sua escolha. Os alimentos serão entregues para as instituições parceiras.
O curta-metragem, “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore”, contemplado com Oscar de melhor de animação em 2012, conta história de pessoas que são apaixonadas por livros e como a leitura pode transformar a vida das pessoas. O filme está disponível através deste link.
Para o outubro Rosa, contamos com a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). Fundada em março de 1954, tem como presidente a Srª. Anita Gaertner. O convidado da noite foi o Sr. Mário Dias que ministrou a palestra “Falando sobre. O que é câncer?”. Abordou prioritariamente sobre o câncer de mama, mas pontuou sobre a importância dos cuidados com relação a prevenção do câncer de colo de útero e outras informações. Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença a data é celebrada anualmente, buscando contribuir com a redução da mortalidade e ressaltando a importante da prevenção e o diagnóstico precoce. Alunos e professores puderam contar suas experiências e tirar dúvidas sobre a doença.
Período no qual as multas foram perdoadas, com o intuito de regularizar a situação daqueles que porventura estavam com alguma pendência e receber de volta os livros em nosso acervo.
Marizete Kehrwald, bibliotecária das Unidades Curitiba e organizadora do evento, agradece a todos os participantes, em especial aos palestrantes Lizete Alves De Melo e Mário Dias pela disponibilidade.