Comunicado - Orientação sobre estágios dos cursos da área da saúde

Data da publicação: 08/04/2020

ORIENTAÇÃO AOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE (MODALIDADE PRESENCIAL)

 

Prezados alunos,

Considerando a situação de emergência em saúde pública de importância nacional declarada pelo governo federal, em virtude da epidemia ocasionada pelo Coronavírus (Covid-19) foi obrigatória a suspensão das atividades presenciais, dentre elas o Estágio Curricular Supervisionado, conforme previsto em Decreto Estadual.

Sabemos da importância desta atividade para sua formação profissional, e necessidade dela ocorrer nos campos de atuação (hospital, unidade de saúde, ambulatórios, laboratórios, clínicas, etc.). Contudo, neste momento é necessário bom senso e cautela, pois a situação dos serviços de saúde é de sobrecarga de atendimento e precariedade das condições de trabalho, em que se destaca a falta ou limitação na disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os trabalhadores.

Além disso, é necessário pesar outras questões, como transporte e pessoas que convivem na mesma residência. O uso de meio de transporte público aumenta a exposição ao risco de adquirir o vírus, bem como ir para os serviços de saúde, aonde sabidamente há presença dele. Não queremos de forma alguma expor você e seus familiares, que ainda podem fazer parte do grupo de risco.

Por todos os motivos expostos os estágios foram suspensos. Entretanto, pretendemos retomá-lo, o mais breve possível, assim que a situação epidemiológica permitir. Apesar de não haver uma data prevista neste momento, estimamos que entre junho a agosto, será possível retornar e cumprir a carga horária necessária. Comprometemo-nos a realizar os estágios ainda este ano, o que ocorrerá com um calendário diferente do estabelecido para os demais períodos, e com flexibilização de datas e horários, que serão ajustadas pelos coordenadores dos cursos.

Em relação à Portaria 492/2020 e Edital nº 4 de 31 de março de 2020 do Ministério da Saúde, que tratam da estratégia “O Brasil conta comigo”, indicamos A NÃO ADESÃO, pelos mesmos motivos que levaram à decisão por suspender os estágios, especialmente à falta de segurança que os serviços de saúde enfrentam.

Este chamamento dispõe sobre a possibilidade dos alunos do último ano do curso de Enfermagem e Fisioterapia participar em caráter VOLUNTÁRIO na epidemia, atuando em serviços de saúde (unidades de atenção primária à saúde, unidade de pronto atendimento, estabelecimentos da rede hospitalar, entre outros). A participaçãopermite, dentre outros, que a carga horária realizada seja contabilizada como estágio curricular.

Entretanto, o cenário é desfavorável à sua participação, pois não há qualquer garantia que os serviços de saúde irão fornecer os EPIs necessários, os supervisores previstos serão

profissionais da saúde dos serviços de saúde, ou seja, pessoas que estão trabalhando no seu limite e que terão dificuldade para orientar e acompanhar o seu desempenho. A supervisão é uma atividade de extrema importância, da qual não abrimos mão, pois os professores direcionam o aprendizado e dão o suporte necessário para que você compreenda o serviço de saúde, as questões técnicas e intermediam situações em que há dificuldade no relacionamento interpessoal. Além disso, não há qualquer governabilidade deste centro universitário sobre o local aonde será realizado o estágio. Será o próprio Ministério da Saúde que fará esta indicação. Desconhecemos os serviços de saúde que se candidataram.

Portanto, não recomendamos a adesão à esta iniciativa.

Caso você ainda assim tenha interesse em participar, esteja ciente de que este ato será VOLUNTÁRIO, sobre o qual este centro universitário não tem qualquer responsabilidade. Sua participação deve atender aos requisitos previstos no edital nº 4 e informada formalmente (por email) ao coordenador do curso, que poderá lhe dar explicações complementares a respeito. Para maiores informações sobre o programa, confira o comunicado a seguir:

COMUNICADO ORIENTAÇÕES A ADESÃO AO ``O BRASIL CONTA COMIGO`

Não tenha pressa! Tenha segurança!

Coordenação Pedagógica do Grupo UniFacear e Coordenações dos Cursos da Saúde

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por UNIFACEAR © 2025