O professor Antonio Koczicki Neto, com o apoio da Coordenadora de Curso Marcella Silvestro, desenvolveu uma competição entre equipes do curso de engenharia Civil, na qual o desafio consistia em dimensionar e edificar um muro de contenção segundo a técnica de terra armada, contudo utilizando como material de construção papel, cola e estilete.
Cada equipe construiu um muro reforçado com tiras de papel em uma caixa de pequenas dimensões. Depois de concluída, a estrutura foi submetida a cargas em superfície chegando a um carregamento máximo de 250 kg. Venceu a estrutura que suportou a maior carga, e a na qual tenha sido utilizado menos material possível e executada em menor tempo.
A importância da atividade é instigar a competitividade entre os alunos de maneira saudável. Há, de acordo com o professor Antônio, um evidente esforço mútuo em querer desenvolver a melhor construção possível utilizando teorias explicadas e exercendo a aplicação das mesmas em situação real. Além disso, para o professor “o ambiente do laboratório torna-se mais amistoso, pois os acadêmicos saem da sala de aula e exercem um pouco de engenharia na prática. Isso ajuda a entender e fixar conceitos que muitas vezes não são bem compreendidos em classe”.
A competição aguça os sentidos de todos os participantes em quererem sempre melhorar e superar, foi uma experiência que contribuiu com o aprendizado e aperfeiçoamento da vida acadêmica dos estudantes. Participaram do evento 03 equipes do 9C de engenharia Civil, onde a equipe vencedora foi composta pelos alunos Edilson de Souza, Fabrício Guarnieri, Maikon Teodoro e Paulo Pires.
Para os integrantes da equipe, “as aulas de Ensaios Especiais em Geotecnia nos proporcionou a aplicação, em forma de modelagem, dos conteúdos aprendidos em semestres anteriores. No caso específico do Desafio de Taludes foi possível, através de fórmulas, obter o correto dimensionamento de um muro de solo reforçado. Isso possibilitou, além de prática, um sentimento de responsabilidade aos alunos”.