O Curso

A fisioterapia pélvica é a especialidade que consiste nas funções e ou disfunções do assoalho pélvico que visa melhorar a qualidade de vida ou restabelecer sua função. Através da análise, diagnóstico e tratamento das alterações do assoalho pélvico, que pode causar vários tipos de incontinência urinária e fecal, algias e disfunções por alterações neurológicas. O trabalho da fisioterapia pélvica é exatamente prorrogar ou evitar à necessidade de intervenção cirúrgica, propiciando mais saúde e bem-estar ao paciente. Esta modalidade de reabilitação é vista, em muitos casos, como a primeira opção de tratamento. É indicada em uma ampla gama de disfunções, como a incontinência urinária (esforço, urgência ou mista), retenção urinária, bexiga neurogênica (dificuldades no controle urinário), enurese noturna, pré e pós-parto, vaginismo, dispareunia (dor durante o sexo), dor pélvica crônica, incontinência fecal; disfunções anorretais entre outras.

Carga horária do curso

402 horas

Duração do curso

12 meses

Vantagens em fazer o curso

  • Abordagem no processo de avaliação e técnicas fisioterapêuticas para a promoção, prevenção e tratamento das intercorrências clínicas no aparelho genital e reprodutivo;
  • Aprofundar o conhecimento sobre as disfunções do assoalho pélvico e o processo fisiológico do ciclo gravídico-puerperal;
  • Estimular a prática fisioterapêutica baseada em evidências científicas, assim como a realização de pesquisas na área;
  • Atualização com demonstrações prática em sala de aula e com uso de recursos tecnológicos.
  • Propor reflexões sobre a humanização, relação fisioterapeuta-paciente-família, ética e bioética na assistência fisioterapêutica pélvica.
  • Conhecimento e atuação da fisioterapia Pélvica na abordagem dos ciclos da Vida (Gestante, infância, adultos e idosos)

Documentos para matrícula

A matrícula deverá ser realizada na secretaria acadêmica do campus do Centro Universitário Unifacear de Araucária, no horário das 13:00 às 21:00 horas de segunda a sexta ou sábados das 9:00 às 12:00 horas.  O aluno deverá entregar os seguintes documentos: 

– 01 cópia – RG;
– 01 cópia – CPF (se o número constar no RG não é necessário);
– 01 cópia – Certidão de nascimento ou casamento;
– 01 cópia – Comprovante de residência;
– 01 cópia – Diploma de graduação de Fisioterapia (frente e verso) ou Declaração de conclusão de curso (emissão com data recente).
O aluno deverá trazer as cópias acompanhadas dos documentos originais para autenticação.
registroprofissionalco
dart-board-1

Objetivos

Promover o esclarecimento clínico e científico ao aluno das funções fisiológicas e das alterações do assoalho pélvico, assim como capacitá-lo em avaliações e tratamentos específicos da Fisioterapia Pélvica no ciclo da vida.

worker-running-with-suitcase

Área de atuação 

O fisioterapeuta especialista em Fisioterapia em Pélvica tem qualificação para atuar em clínicas de Fisioterapia e hospitais.

edit-document

Metodologia 

Aula expositiva e prática com estudos de casos clínicos e artigo científico. Apenas 3 disciplinas são ofertadas na modalidade a distância, são elas: Gestão e empreendedorismo em saúde, Metodologia científica e bioestatística e Didática de ensino superior.

multiple-users-silhouette-1

Público – alvo

Graduados em Fisioterapia.

give-money

Investimento

Taxa de matrícula: R$ 395,00 + 20 mensalidades de R$ 395,00

*Consulte os valores conforme planos de pagamento.

placeholder

Local

Campus Araucária – Centro Universitário

*É possível que alguma aula seja realizada em local diferente do campus Araucária, conforme a conveniência e estrutura. O aviso de mudança de aula será dado com no mínimo 15 dias de antecedência.

 

event-date-and-time-symbol

Data e Horário –

Início em setembro de 2019.

Aulas:
Sexta-feira – 18:00 às 22:00h

Sábado – 08:00 às 12:00h e das 13:00 às 17h00h

Corpo docente

A pós-graduação em Fisioterapia Pélvica nos ciclos da Vida estará em sintonia com as mais exigentes expectativas. Contamos com corpo docente rigorosamente selecionado, composto por doutores, mestres e especialistas que aliam a formação acadêmica à experiência.

anna.pos2_

Drª Anna Catharina de Oliveira Lorenzoni

Curriculo Vittae

Atualmente cursa Especialização em Fisioterapia Pélvica Internacional-Uroginecologia e Sexualidade Funcional pela Faculdade INSPIRAR. Graduada em Fisioterapia (Faculdade Evangélica do Paraná – 2014). Possui experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Atua como fisioterapeuta aquática e professora.

anne-pos2

Drª Anne Caroline Popadiuk

Curriculo Vittae

Especialização em Especialização em Educação profissional pelo Instituto Federal do Paraná (2017). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná (2016). Especialização em Fisioterapia aplicada à Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Positivo (2012). Graduada em Fisioterapia pela Universidade Positivo (2010). Atuou como fisioterapeuta em serviços especializados do trabalho. Escreve para jornais e revista e atua como professora e fisioterapeuta. 

lilian-ppt

Drª Carolina Silva Gordillo

Curriculo Vittae

Especialista em Urologia, Uroginecologia e Sexualidade Funcional pela Faculdade INSPIRAR (2017). Pós-graduada em Fisioterapia Pélvica Internacional (Faculdade INSPIRAR – 2017). Graduada em Fisioterapia pela Universidad Del Valle (Cali, Colômbia – 2009). Co-criadora das técnicas Fitness Intimo®. Atua como professora, oradora e fisioterapeuta pélvica. 

giovana.pos2_

Drª Giovana Tuletzki Felizari

Curriculo Vittae

Especialista em Fisioterapia Dermato funcional (IBRATE – 2013). Pós-graduada em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva (FEPAR – 2009).  Graduada em Fisioterapia pela Universidade Positivo (2007).  Atua como professora, fisioterapeuta e gerente da Clínica Magrass Alto da Glória.

gislaine-ppt

Drª Gislaine Bonete da Cruz

Curriculo Vittae

Doutoranda e Mestre em Fisiologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Saúde da Mulher pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atua nas áreas de Fisioterapia em Uroginecologia, Coloproctologia, Obstetrícia e Oncologia Mamária. 

gustavo-ppt

Drº Gustavo Sutter Latorre

Curriculo Vittae

Doutorando em Clínica Cirúrgica (Hospital de Clínicas, UFPR/PR). Mestre em Fisioterapia (UDESC/SC, 2013). Especialista em Saúde da Mulher (COFFITO, 2012). Especialista em Fisioterapia do Assoalho Pélvico, Uroginecologia e Saúde da Mulher (CBES/PR, 2008). Especialista em Gestão de Recursos Humanos (CBES, 2008). Graduação em Fisioterapia (UDESC/SC, 2011); CREFITO10, n° 40.424-F (2001). Editor Geral e fundador do website Períneo: Exercícios para o Assoalho Pélvico” (perineo.net) de caráter educativo e voltado ao público leigo. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica (ABFP). Membro do Comitê de Fisioterapia da International Continence Society. Atua como professor e fisioterapeuta pélvico. 

lilianpos

Drª Lillian Neubauer Saito

Curriculo Vittae

Especialista em Fisioterapia Pélvica Internacional Urologia Uroginecologia Coloproctologia pela Faculdade INSPIRAR. Especialização em Fisioterapia Dermatologia Funcional (FUNEC – 2012). Graduada em Gestão de Recursos Humanos (Universidade Anhanguera – 2016). Graduada em Fisioterapia pela Faculdades Adamantinenses Integradas (2009). Atua como professora e escritora para jornais e revistas. 

luciana.2

Drª Luciana Cristina Fereira Palermo

Curriculo Vittae

Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade do Vale do Ivai (2009). Graduada em Enfermagem (Faculdades Integradas do Jau – 2005). 

juliana-ppt

Drª Juliana Miranda Pereira de Oliveira

Curriculo Vittae

Pós-graduada em Fisioterapia Pélvica Internacional (Faculdade Inspirar- 2016). Especialista em Uroginecologia pela Faculdade Inspirar (2016). Pós-graduada em Fisioterapia Neuro-Funcional (CEAFI- 2013). Graduada pelo Centro de Ensino Superior Rezende & Potrich (2011). Desde 2017 desenvolve assistência como Doula no Pré parto e orientadora Perinatal. Atualmente trabalha na área de fisioterapia pélvica, com pacientes que apresentam disfunções miccionais, sexuais, coloproctológicas, disfunções neuro pélvicas, obstetrícia no pré e pós parto.  Atua como professora, congressista e palestrante.

imagam

Drª Tânia Aparecida Barbosa Rzniski

Curriculo Vittae

Especialista em Fisioterapia Pélvica internacional-uroginecologia e sexualidade funcional (INSPIRAR – 2017). Pós-graduada em Gestão da Aprendizagem (POSITIVO – 2010). Especialista em Educação Especial (PUCPR – 1986). Especialista em Deficiência Física (PUCPR – 1986). Graduada em Fisioterapia (PUCPR – 1985). Atualmente é sócia-proprietária da Policlínica Brasília e professora.

zilda.2

Drª Zilda Maria Abage Teixeira

Curriculo Vittae

Mestre em Engenharia da Produção (UFSC – 2001). Pós-graduada em Fisioterapia (PUCPR-1997). Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Atua como professora e palestrante. 

Coordenação

Dra. Bárbara Lucia Pinto Coelho

[email protected]

Dúvidas?