perguntas-respostas-unifacear

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES 

 O Centro Universitário UNIFACEAR é devidamente credenciado pelo Ministério da Educação – MEC para Educação a Distância, com todos os cursos autorizados legalmente pelo MEC.

O processo para reconhecimento deve ser solicitado pela instituição depois que 50% do curso estiver concluído e antes de 75% do total do curso. Alguns cursos EAD já estão em processo de reconhecimento no Ministério da Educação.

Quase a totalidade dos cursos presenciais da Unifacear já são reconhecidos e muitos destes já possuem mais de uma renovação de reconhecimento. Após quase 20 anos de existência nunca houve nenhum problema com os diplomas expedidos pela UNIFACEAR.

É o Ambiente Virtual de Aprendizagem; um ambiente que representa uma sala de aula virtual. Neste ambiente existem as trilhas de aprendizagem, bibliotecas virtuais, avaliações, tutorias e muito mais.

Acesse o link abaixo para saber passo a passo como acessar o AVA

LINK DO TUTORIAL

O Polo de Apoio Presencial é uma estrutura física descentralizada da sede do Centro Universitário.

Nos Polos acontecem os encontros presenciais (quando previstos no projeto do seu curso). O Polo é uma referência para quem estuda na modalidade a distância.

Sim. Por força da legislação educacional brasileira, o diploma concedido por cursos EAD tem a mesma validade dos cursos presenciais, em todo o território nacional.

Não. A informação sobre a modalidade do curso não aparece no diploma. O diploma de um curso na modalidade a distância é idêntico ao diploma do mesmo curso presencial.

Podemos responder da seguinte maneira:

       – Na Graduação: pessoas que possuem o ensino médio concluído.

       – Na Pós-graduação: pessoas que possuem diploma de graduação.

 

OBS: O aluno ainda não concluiu o ensino médio. Como proceder?

O aluno que estiver cursando o último ano do ensino médio poderá matricular-se na UNIFACEAR, desde que apresente a declaração de matrícula atestando a sua situação. Importante ressaltar que essa regra não se aplica para estudantes de CEEBJA ou outros supletivos.

Ao final do ano letivo ou conforme prazo estabelecido pela UNIFACEAR, o aluno deve apresentar a declaração de conclusão do ensino médio até que o histórico escolar fique pronto. Caso o aluno não entregue a declaração, a matrícula será suspensa até a regularização.

  • Vestibular Online
  • Enem
  • PROUNI
  • Transferência
  • Reaproveitamento de Curso

 Basta acessar o site da UNIFACEAR:

  1. Clique em “Vestibular”
  2. Clique em “Outras Formas de Ingresso”
  3. Clique em “Transferências”
  4. Clique em “Solicitar Processo de Transferência de Curso”

Aí, é só preencher os 4 campos solicitados e seu processo de transferência será iniciado.

Você receberá as informações quanto ao andamento do processo, na sequência do mesmo.

OBS.: É muito importante informar o seu e-mail corretamente.

Basta acessar o site da UNIFACEAR:

  1. Clique em “Vestibular”
  2. Clique em “Outras Formas de Ingresso”
  3. Clique em “Reaproveitamento de Curso”

Aí, é só preencher os 4 campos solicitados e seu processo de ingresso será iniciado.

Você receberá as informações quanto ao andamento do processo, na sequência do mesmo.

OBS.: É muito importante informar o seu e-mail corretamente.

Esta resposta deve ser respondida de duas maneiras.

  1. Para cursos de Engenharia na modalidade a distância sim, existem aulas e avaliações presenciais: um encontro por semana.
  2. Para os demais cursos, não há encontros presenciais para aulas.
  3. Haverá avaliações presenciais a cada dez semanas.

 Para compreender o que são cursos semipresenciais e híbridos é preciso, primeiro, compreender que ambos possuem uma metodologia de aprendizagem que contempla diversas atividades didáticas como por exemplo: uso de bibliotecas virtuais, tutorias, questionários, mapas mentais, vídeos, cases e também possuem encontros presenciais.  O maior diferencial entre os dois modelos oferecidos pela UNIFACEAR é a quantidade de carga horária presencial, onde os cursos com metodologia híbrida possuem dois dias de aulas por semana e os semipresenciais um único dia semanalmente.

A metodologia de aprendizagem híbrida, ou como chamada em outros países “blendedlearning”, busca a combinação de atividades pedagógicas, apropriando-se tanto das potencialidades do ensino presencial como das potencialidades do ensino a distância, em direção ao aumento contínuo do desempenho do aluno. Os semipresenciais, embora tenham o mesmo compromisso de formação, contêm uma menor carga horária presencial e maior interação por meio de tutorias online e offline.Com isso, é possível compreender que as nomenclaturas “semipresencial” e “híbrido” são, antes de mais nada, utilizadas para diferenciar linhas metodológicas muito parecidas e, no modelo UNIFACEAR,  são somente diferenciadas pelo número de encontros presenciais.

Estas metodologias de ensino e aprendizagem que nascem  da expressão “blendedlearning” e se referem aos cursos que utilizam algumas características da EAD como, por exemplo, a flexibilidade de horários, os estudos por meio de plataformas digitais e bibliotecas virtuais e a forte influência do professor em sala de aula nos encontros presenciais, possibilitam aos estudantes recursos com aprendizagem ativa, através da  combinação de  alguns recursos tecnológicos do ambiente virtual com dinâmicas presenciais específicas.

Portanto, é possível compreender que as metodologias híbrida e semipresencial são vertentes da modalidade a distância, que possuem uma visão de aprendizagem e abordagem semelhantes.  

A semelhança entre um curso semipresencial e um curso com metodologia híbrida está no fato de que ambos conciliam aspectos das modalidades EAD e presencial. Em nenhum deles o estudante precisa abrir mão da interação com colegas ou da flexibilidade do ambiente virtual.

Documentos requisitados:

  1. Cópia do Histórico Escolar + original
  2. Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento + original
  3. Cópia do RG + original
  4. Cópia do CPF + original
  5. Cópia atualizada do Comprovante de Residência
  6. Uma foto 3×4 recente

São documentos indispensáveis para a realização da matrícula:

  1. Cópia do Histórico Escolar + original
  2. Cópia do RG + original
  3. Cópia do CPF + original

OBS.: Será assinado termo de responsabilidade de entrega dos documentos faltantes.

  1. Para os alunos que optarem pela Forma de Ingresso: “Transferência de outra Instituição”, será requisitado que insira o histórico escolar e as ementas das disciplinas já cursadas. A análise de equivalências se dará naturalmente através da coordenação de curso.
  2. Para os alunos que optarem pela Forma de Ingresso: “Reaproveitamento de Curso”, o procedimento será o mesmo do item anterior. Ver também o Item nº 10, que esclarece o processo para portadores de diploma de curso superior.
  3. JÁ MATRICULADOS (que não se enquadrem nas situações previstas nas letras “a” e “b”) e NÃO MATRICULADOS: Para efetivar o pedido de dispensa de disciplinas, a pessoa interessada encaminhará, através do serviço de atendimento do seu Polo de Apoio Presencial, o histórico escolar e as ementas das disciplinas cursadas, de forma digitalizada, para o e-mail <[email protected]>, informando o nome completo, curso de interesse e polo onde deseja estudar.

A renovação de matrícula é totalmente online. O aluno acessa a “Central do Aluno”, no prazo indicado, e segue os passos para a renovação.

Sempre no começo do semestre letivo. Os polos e os alunos recebem o comunicado informando as datas.

 O aluno poderá matricular-se em disciplina por regime de dependência quando houve reprovação na mesma. Para cursar as disciplinas em que possui dependência, o aluno deve aguardar o edital emitido pela coordenação de curso. A matrícula é realizada pela Central do Aluno.

O encaixe ocorre quando o aluno ainda não fez a disciplina e precisa fazê-la dentro dos prazos acadêmicos.

Para fazer a matrícula nas disciplinas de encaixe, o aluno deve aguardar o edital emitido pela coordenação de curso. A matrícula é realizada pela Central do Aluno.

Clique em “Fale com o tutor”, à direita da sua tela.

A UNIFACEAR possui uma equipe de tutores titulados e com muita representatividade nas suas áreas de atuação, sempre prontos para fazer um rápido e competente atendimento.

Biblioteca Virtual é uma coleção composta de livros digitais que incluem textos, material visual, material de áudio, material de vídeo, os quais são armazenados em formatos de mídia eletrônica.

São milhares de livros e outras obras virtuais disponíveis pra você, com acesso rápido e prático. A UNIFACEAR disponibiliza duas grandes Bibliotecas Virtuais: Pearson e Saraiva.

Siga esses passos:

  1. Sua primeira ação, ao abrir cada disciplina, é entrar na biblioteca virtual.
  2. Pressione e segure “Control”. Clique em “Biblioteca Virtual” (esse link está no menu principal da aba direita e decima do seu tema).
  3. A biblioteca ficará disponível na aba de cima e à esquerda da sua tela. Se você entrar desta forma, necessitar entrar em algum livro, é só clicar sobre a imagem do mesmo.

LINK DO TUTORIAL

Esta é a forma de composição da nota:

  • 45% referem-se às atividades vinculadas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem de cada disciplina, considerando cada tópico (conteúdo) de estudo no módulo.
  • 55% referem-se à nota da segunda avaliação, que é presencial. Trata-se de prova formal que abrange todo conteúdo estudado no módulo.
  • Para aprovação, é requerida a média mínima 7,0. Não se alcançando a média 7,0, o aluno estará automaticamente direcionado para realização de uma prova substitutiva, com peso de 55%.
  • Clique no seu perfil, que fica na aba direita e acima da sua tela.
  • Procure em “Notas” e pronto! Você terá acesso ao seu histórico de disciplinas/avaliações.

É a avaliação a que tem direito o aluno que não atingiu a média mínima 7,0. Quando faz a prova de módulo e a nota somada à nota obtida nos questionários do AVA não somam 7,0, o aluno pode fazer, sem necessidade de protocolo a prova substitutiva, a qual tem o mesmo peso da prova de módulo (55%).

  1. Responda o questionário pela primeira vez, até o final;
  2. Clique em “Enviar tudo e terminar”, ao final da página, depois de responder todas as questões;
  3. Aparecerá na tela a revisão do questionário, com as respostas dadas por você;
  4. Desça com a barra de rolagem até o final da página e clique em “Terminar tentativa”, na parte inferior esquerda da tela;
  5. Aparecerá na tela o resumo da sua tentativa e sua nota. Logo abaixo será possível visualizar o link: “Fazer outra tentativa”;
  6. Clique no link e inicie novamente.
  7. Importante: Não é possível alterar as respostas durante a realização do questionário. Será necessário concluir a primeira tentativa para então realizar a segunda.

LINK DO TUTORIAL

  • Deverá ser apresentado protocolo de revisão de notas à secretaria, no prazo máximo de 72 horas após a publicação das notas.
  • O pedido de revisão deverá ser devidamente fundamentado e junto a ele, deve ser anexada a avaliação a ser revista.
  • O prazo para resposta é de 30 dias úteis.

Para a matrícula, são necessários os seguintes documentos:

       – 1 cópia do RG

       – 1 cópia do CPF

       – 1 cópia do comprovante de residência

       – 1 cópia do Diploma (frente ou verso). Caso ainda não possua diploma, a matrícula pode ser realizada com a declaração de conclusão de curso. O diploma deve ser entregue até o final da pós-graduação.

       OBS.: Os documentos não precisam ser autenticados em cartório.

A matrícula pode ser feita presencialmente, nos polos UNIFACEAR, ou pelo link a seguir: https://unifacearinscricao.crmeducacional.com/login/9000

O prazo mínimo é de 6 meses e o máximo, de 14 meses, com exceção para o curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, cujo prazo é de 12 meses.

  • Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho: 600 horas
  • Demais cursos de pós-graduação: 420 horas

A certificação é feita pelo Centro Universitário UNIFACEAR.  Após concluir a carga horária total, o aluno deve acessar a “Central do Aluno” e preencher o requerimento do certificado.

O prazo é de 45 dias, após a confirmação do pagamento da taxa.

Nos cursos UNIFACEAR não é permitido o trancamento de disciplinas de forma isolada.

Não são ofertadas disciplinas isoladas para alunos de outras IES.

  1. O trancamento de matrícula deve ser solicitado pela “Central do Aluno”.
  2. A coordenação do curso entrará em contato com o aluno.
  3. O trancamento é válido por 4 semestres.

O Calendário Acadêmico está disponível no site e também é enviado pela coordenação de curso, por e-mail.

O aluno regularmente matriculado em curso de graduação na modalidade a distância deve fazer a avaliação presencial no Polo onde fez sua matrícula. O Polo de referência deste aluno.

Caso, por algum motivo este aluno necessite fazer sua avaliação presencial em outro Polo, deve primeiramente solicitar esta mudança de local de prova ao Coordenador do referido curso que pode deferir ou indeferir a solicitação.

Entrando na Central do aluno, fazendo o requerimento de solicitação de certificação e pagando uma taxa de R$ 60,00.