
Atendimento ao Aluno Unifacear
O Atendimento Psicopedagógico é um serviço oferecido pelo Grupo Unifacear aos alunos regularmente matriculados em cursos presenciais e a distância, e tem como objetivo principal ações de prevenção e de intervenção para melhorar sua qualidade na vida acadêmica e, consequentemente, seu processo de aprendizagem durante o curso e de formação como indivíduo e profissional. O trabalho realizado por este setor considera três eixos fundamentais: Orientação ao corpo discente e docente/ Apoio à coordenação dos cursos/ Projetos institucionais.
O atendimento é realizado por meio de uma equipe multiprofissional, oferecendo atendimento pedagógico, psicológico e psicopedagógico, visando à promoção da saúde da comunidade acadêmica por meio de trabalhos preventivos que levem a um processo de transformação e formação integral e a minimização de dificuldades relacionadas ao processo de aprendizagem e à vida acadêmico.

Objetivos
Oferecer atendimento psicopedagógico para cuidar do bem-estar do aluno e possibilitar sua plena formação e desenvolvimento, tanto em seu trabalho acadêmico na Unifacear, como em sua vida pessoal. O NAP atua no processo ensino-aprendizagem do discente integrante desta instituição, constituindo-se em espaço reflexivo de atendimento individual, possibilitando um bem-estar do discente na qualidade da sua formação e identidade profissional, identificando problemáticas que interfere esse processo, realizando encaminhamentos para sua superação, seus objetivos são:
- Planejar procedimento de apoio Psicopedagógico que envolva o corpo docente, discente e técnico administrativo da Instituição, tendo em vista a potencialização e o enriquecimento do processo de ampliação da qualidade do ensino-aprendizagem;
- Identificar o perfil da demanda e propor ações estratégicas e programas para superação de dificuldades e, sobretudo, preveni-las;
- Orientar o processo de integração do corpo discente no contexto universitário, no que se refere às dificuldades acadêmicas, proporcionando a identificação dos principais fatores envolvidos nessas questões, propondo estratégias de enfrentamento pessoais e institucionais;
Contribuir para o desenvolvimento integral dos acadêmicos, numa concepção de intervenção que integre os aspectos emocionais e pedagógicos, acompanhando discentes que apresentem dificuldades de aprendizagem, evasão escolar, baixos índices de aproveitamento e de frequência às aulas e demais atividades acadêmicas, visando o desenvolvimento de suas competências e habilidades;
- Realizar atendimento emergencial aos discentes, docentes e técnico-administrativos, envolvendo: a escuta da situação-problema; a identificação da área de dificuldade profissional, pedagógica, relações interpessoais, entre outros. Propiciando reflexão para um posicionamento pessoal mais adequado, na superação dos problemas e realizando encaminhamentos para profissionais e serviços especializados, se necessário;
- Realizar atividades em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC), buscando estratégias psicopedagógicas específicas, nos casos em que se fazerem necessárias;
- Colaborar, na sua área de especificidade, com órgãos de direção, administração e gestão da Unifacear.

Estratégias de Prevenção
Propor atividades que estimulem os alunos a reconhecer e identificar seus próprios potenciais, para que possam alcançar o pleno florescimento de suas capacidades;
• Prestar orientações sobre hábitos de estudo e trabalhos acadêmicos;
• Propor palestras ou aulas virtuais sobre hábitos de estudo, dificuldades de
aprendizagem, a partir das necessidades percebidas.
Estratégias de Intervenção
A partir de solicitação de tutores ou iniciativa dos próprios alunos, dar orientações e/ou suporte em casos de:
- Dificuldades de aprendizagem e organização de estudos;
- Identificação de fatores externos/internos intervenientes em seu aproveitamento acadêmico;
- Necessidade de encaminhamento a profissionais especialistas para avaliação e tratamento;
- Interrupção dos estudos por período acima de duas semanas.

Atendimento
São disponibilizados os alunos os canais de comunicação (e-mail ou presencial) com a equipe do Apoio Psicopedagógico, para que o aluno possa se comunicar. Além disso, os coordenadores de cursos e professores quando identificam uma demanda, repassam ao Apoio Psicopedagógico para que seja possível dar as tratativas necessárias. Na Unifacear existe uma sala específica para o atendimento dos alunos. Os alunos podem ser atendidos individualmente por um psicólogo, pedagogo, psicopedagogo, com formação reconhecida pelo MEC. Os atendimentos realizados pelo Apoio Psicopedagógico constituem importante ferramenta de apoio e suporte ao aluno para identificação de eventuais dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, podem ser tomadas providências para evitar prejuízos que possam comprometer o seu pleno desenvolvimento. As atividades desenvolvidas são:
- Acolhimento de calouros, visando à integração e ambientação dos discentes a IES.
- Atendimento aos discentes, encaminhando-os aos serviços especializados quando necessário.
- Realização de planejamento e ações de intervenção em sala de aula, quando necessário.
- Acompanhamento junto às coordenações no que diz respeito aos índices de aproveitamento, frequência às aulas, evasão e demais atividades acadêmicas.
- Acompanhamento das relações Aluno x Aluno; Aluno x Professor; Aluno x Coordenador; coordenador x Professor, intervindo quando necessário.
- Registro, controle e acompanhamento de atendimentos realizados juntos às coordenações, professores e alunos.
- Acompanhamento dos acadêmicos que apresentam dificuldades de aprendizagem, propiciando o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas em cada curso.
- Organização e promoção de Encontro de Representação de Turmas.

O contato inicial deve ser realizado via e-mail [email protected]
Núcleo de Apoio Psicopedagógico Unifacear.